Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
A sociedade civil de Porangatu é referência para Goiás

24 de Agosto de 2007 às 21:20
A 1ª Conferência Municipal de Porangatu, realizada no último dia 07 na Câmara Municipal marcou história no Estado de Goiás, pois foi a única dentre as 67, que foi convocada pela sociedade civil.

As Conferências tanto no âmbito municipal, estadual quanto a nacional, devem seguir as orientações do Ministério das Cidades que determinam ser de responsabilidade da administração local a convocação e organização do evento. Porém, existem prazos que devem ser atendidos para que isso aconteça e no caso de não ocorrer, esta prerrogativa fica a cargo da sociedade. E foi exatamente isso que aconteceu.

A sociedade civil organizada de Porangatu representada pelos vários segmentos sociais, em observância ao disposto no artigo 42, parágrafo segundo do Regimento da 3ª Conferência Nacional das Cidades, Resolução Normativa Nº 04, de 06 de dezembro de 2006, resolve convocar a todos quantos se fizerem interessados a participarem da 1ª Conferência Municipal da Cidade de Porangatu.São situações com esta que comprovam a importância de Porangatu ter representantes nas várias esferas de poder. Com o apoio da deputada estadual Vanuza Valadares foi possível contatar a Secretaria Estadual das Cidades e ter acesso ao material das conferências. “Este é o verdadeiro papel do deputado estadual: planejar políticas públicas, apoiar a sociedade, ser o porta voz da comunidade e facilitar o acesso as diversas esferas do poder para que os anseios sociais sejam atendidos”, disse Vanuza Valadares. A deputada também ressaltou o trabalho da sua equipe, que não mediu esforços para a realização desta conferência. Ao ser questionada sobre a participação da administração federal neste evento, Vanuza Valadares, disse que o governo Lula se mostrou muito solicito para ajudar nesta 1ª Conferência Municipal. “O governo está bastante aberto para as questões sociais, estarei aproveitando esta abertura com o Presidente da República para garantir mais qualidade de vida para o norte de Goiás” disse, a deputada.

O palestrante, Luis Carlos das Dores, Representante da Comissão Estadual e Membro do Conselho das Cidades e Diretor-executivo da CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores finalizou a sua fala dizendo que: " das 11 conferências municipais que participei essa de Porangatu além de ter sido a única que foi convocada pela sociedade civil foi a melhor em termos de público e organização. Porangatu está de parabéns!".

E assim de forma surpreendente Porangatu passa a ser reconhecida no Ministério das Cidades por uma sociedade que luta pelo bem comum independente da disponibilidade e convicções de seus agentes públicos.

Quanto ao público, estiveram presentes quase 200 pessoas, sendo registradas as presenças de várias Associações de Moradores, diversos presidentes de partido como o PMDB, PSC, PTC e PR, lideranças locais do PT, os vereadores, Nego Vá e Odair Amorim, os acadêmicos do curso de Geografia da UEG acompanhados dos professores e da coordenadora do curso.

A conferência municipal tem como objetivo apresentar e viabilizar o que foi discutido localmente no âmbito estadual e depois fazer com que isso seja apresentado e priorizado como política nacional. Para atingir esta finalidade são eleitos delegados, que serão os porta-vozes de Porangatu.

A escolha se dá por segmentos e a lista de delegados foi composta da seguinte forma: no segmento Poder Público foi escolhido o vereador Valdir Balbino do Nascimento, o Nego Vá. No segmento Entidades Acadêmicas: Hugo Fernando Pereira de Souza, acadêmico do curso de Geografia; no segmento Associações: Nelson Marsílio dos Santos Joazeiro.

Parabéns Porangatu por reconhecer que a história e o futuro de um povo se faz com empreendedorismo e participação de todos 

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.