Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Situação dos idosos em Goiás é assunto de audiência pública

29 de Abril de 2015 às 09:12

A audiência pública que aconteceu na manhã desta terça-feira, 28, no auditório Costa Lima, na Assembleia Legislativa, para discutir a situação das pessoas idosas em Goiás, teve a presença de autoridades estaduais e de pessoas idosas e contou com a participação de aproximadamente cem pessoas.

A mesa foi composta pela deputada Delegada Adriana Accorsi, presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, delegada Silvana Nunes Ferreira, delegada da Delegacia Especializada de Atendimento ao Idoso de Goiânia, representando a Polícia Civil de Goiás, pelo delegado Manoel Vanderic Filho, delegado da Delegacia Especializada de Atendimento ao Idoso de Anápolis,  Wadson Arantes Gama, presidente do Conselho Regional de Psicologia, Edilson Divino de Brito, chefe de Gabinete, representante do Secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Ricardo Borges da Silva, presidente da Sociedade Goiana de Geriatria de Goiânia, Carmencita Balesta, vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Marli Bueno, presidente do Conselho Municipal do Idoso, Cláudio Lisias Monteiro da Cruz, representante da PUC junto ao Renadi e Maria Consuelo Bastos Seabra, presidente da Federação dos Idosos do Estado de Goiás.

Após a abertura realizada pela deputada Adriana Accorsi, o delegado Manoel Vanderic Filho, que faz um trabalho pioneiro com a Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso na cidade de Anápolis, fez uma explanação de tudo que envolve o trabalho no atendimento à pessoa idosa, ressaltando a importância de uma equipe multidisciplinar que preste um atendimento visando a pessoa idosa em todos os aspectos a começar pela sua saúde, observando os seus direitos como cidadão, prestando-lhe assessoria jurídica e dando-lhe oportunidade de conviver socialmente e não ser excluído da sociedade.

Dentre as reivindicações, o fortalecimento da rede de atendimento a pessoa idosa, o efetivo cumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa e a importância de realizar um monitoramento as casas e abrigos de idosos foram as solicitações apontadas com mais freqüência pelas pessoas presentes.

A deputada Adriana Accorsi afirmou que está trabalhando para que a delegacia especializada no atendimento a pessoa idosa de Goiânia tenha uma nova sede, que seja digna e ofereça os serviços necessários ao atendimento a pessoa idosa. Outra ação que está sendo estudada pela equipe jurídica da deputada, é a fundamentação para apresentação de projeto de lei que crie Casas – dias, para que as pessoas idosas possam ficar durante o dia, com atividades sociais e retornem para o convívio familiar à noite.

É ideia da deputada apresentar projeto de lei para a criação da Comissão de Direitos das Pessoas Idosas, assim como o Observatório da Pessoa Idosa, que terá como objetivo o monitoramento das políticas públicas em favor da pessoa idosa, principalmente no que diz respeito a saúde e segurança pública.

A audiência pública contou com a apresentação cultural do grupo Senhoras do Cerrado.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.