Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Adriana Accorsi promove debate sobre violência sexual de crianças e adolescentes

26 de Maio de 2015 às 08:56

No próximo dia 29, sexta-feira, a deputada delegada Adriana Accorsi (PT) apresentará uma síntese da sua atuação como presidente da Comissão de Segurança Pública nos casos de abusos de meninas e adolescentes Calungas, denunciados pela imprensa local e nacional no mês de abril. O anúncio será feito durante sessão especial que discutirá o combate ao abuso e a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Integrando as atividades realizadas pelo Fórum Goiano de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e a Rede de Atenção a Crianças, Adolescentes e Mulheres em Situação de Violência, o mandato participativo da Delegada Adriana Accorsi realizará sessão especial na próxima sexta-feira, 29, às 9 horas, no plenário Getulino Artiaga. Na sessão será discutida a situação das crianças e adolescentes em Goiás e dará destaque para as denúncias em relação aos abusos e violência sexual contra as meninas Calungas.

Na programação, além do debate, estão previstos um ato simbólico, com a plantação de flores por crianças e convidados. O ato que será realizado antes da sessão especial, às 8 horas, no hall da Assembleia Legislativa, terá como tema: Plantando flores, fazendo bonito! Numa alusão a campanha nacional de combate a violência sexual de crianças e adolescentes denominada Faça bonito. Durante a sessão será apresentado um vídeo documentário sobre as denúncias de abuso sexual das meninas Calungas.

Caso das crianças Calungas

Após sua participação em audiência pública, promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara dos Deputados, na cidade de Cavalcante, dia 20 de abril, a deputada Adriana Accorsi apresentou vários requerimentos na Assembleia Legislativa. Ela também fez visitas ao delegado geral, João Gorski, solicitando o reforço de policiais femininas para ouvir as vítimas. Solicitou ainda que as policiais viagem de carro traçado, para que possam enfrentar a distância e os obstáculos da região, onde situa-se o quilombo.

Além disso pediu uma atenção para com o prédio da delegacia, que está necessitando urgente de uma reforma. Adriana também esteve com o secretário da Segurança Pública Joaquim Mesquita, de quem solicitou a presença de um psicólogo forense para atender as vítimas. A parlamentar solicitou ainda agilidade nos laudos periciais e reforço no policiamento ostensivo, já que o Conselho Tutelar daquele município foi arrombado, e documentos referentes as denúncias de abuso sexual foram subtraídos da sede. Partes destas solicitações, de acordo com o que foi veiculado na imprensa, foram atendidas. O carro traçado foi disponibilizado a Polícia Civil e policiais femininas foram deslocadas para a cidade, na tentativa de reforçar o trabalho de investigação. 

Adriana Accorsi foi convidada a participar de audiência pública em Brasília para falar sobre os casos de abusos ocorridos na comunidade Calunga. No dia 06 de maio, Adriana fez um relato de toda a situação de abandono em que se encontra a comunidade, no que diz respeito a garantia dos mínimos direitos, como os direitos das crianças e adolescentes a uma vida segura, sem violência.

No último dia 19, Adriana em companhia do secretário Joaquim Mesquita, foi recebida pelo governador Marconi Perillo. Na oportunidade a deputada relatou ao governador todo seu esforço como presidente da Comissão de Segurança Pública, em levar ações para aquela região, que ajude nas investigações das denúncias. O Governador recebeu o relatório e determinou ao secretário Joaquim Mesquita que atendesse a deputada em suas reivindicações. O Governador adiantou que intensificará as ações nas áreas da Educação e Saúde para a população Calunga.

No dia anterior, 18, a deputada Adriana Accorsi havia recebido a visita da senadora Lúcia Vânia. Ela ouviu atentamente a deputada e disse que é desejo dela e do deputado federal Pedro Chaves, levar uma ponte para aquela região, que permitirá tirar a população do isolamento e levar mais benefícios para a população local.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.