Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Crianças discutem meio ambiente na Alego

03 de Junho de 2008 às 14:30
Centenas de crianças vão tomar conta do plenário da Assembléia Legislativa de Goiás na sexta-feira, dia 06 de junho, às 9 horas. Elas vão ser as figuras centrais de um Fórum de Debates proposto pelo deputado estadual Daniel Goulart (PSDB). A pauta de discussão dos “jovens parlamentares” será composta por questões ambientais. Essa sessão especial é comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente e deve reunir estudantes, de 6 a 13 anos, de 34 escolas das redes pública e privada de Goiânia. “A intenção é propor uma reflexão sobre como é o mundo que queremos deixar para os nossos filhos e netos”, diz Goulart.

Na programação, estão previstos: a apresentação do Relatório das Idéias das Crianças do Brasil para Melhorar o Meio Ambiente, suas Relações e as relações humanas; um debate sobre o conteúdo do documento apresentado com perguntas e respostas de autoridades das crianças; e o pré-lançamento com direito a sessão de autógrafo do livro “Declaração das Crianças do Cerrado”, de autoria infantil e coletiva.

A publicação é resultado da Conferência das Crianças do Cerrado que ocorreu em Goiânia, no último mês de março, e foi promovida pela Conferência Criança Brasil no Milênio (CCBM). “A idéia é formar uma agenda 21 infantil do meio ambiente com pactos que vem da emoção das crianças”, ressalta Divino Roberto Veríssimo, coordenador da CCBM.

Atuação parlamentar

Várias matérias de cunho ecológico e ambiental foram apresentadas pelo deputado Daniel Goulart na assembléia. Uma delas é a Emenda Constitucional nº 40 que cria o ICMS Ecológico. Entre os projetos de lei estão: a disposição sobre a Política Pública Estadual divulgando os efeitos do aquecimento global; a alteração da lei nº 14812, que dispõe sobre a criação de escolas indígenas de educação básica da rede de ensino estadual; a fixação de critérios para pulverizações via aérea; o tratamento e reciclagem de óleos e gorduras de origem vegetal, animal e de uso culinário; a proibição do uso e a substituição de embalagens plásticas à base de politileno usadas para acondicionar comidas, bebidas e cosméticos; e a implantação do projeto Semeando o Verde nas escolas da rede pública de ensino de Goiás, que visa despertar a consciência sócio-ambiental nas crianças.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.