Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Vanuza Valadares faz análise de processo eleitoral e defende um novo modelo de gestão

25 de Setembro de 2008 às 12:23
Em entrevista Vanuza fala sobre cidadania, funcionalismo público e o poder do voto popular.

Por um novo modelo de gestão

 Vanuza Valadares faz análise do processo eleitoral de 2008

Goiás tem 246 municípios que vivem a expectativa de mais um momento de exercitar a cidadania através do voto. Segundo a deputada Vanuza Valadares, este é um momento propício para refletir sobre mudanças e conquistar melhorias. Em entrevista, Vanuza fala sobre cidadania, funcionalismo público e o poder do voto popular.

Qual a importância do voto?

Vanuza Valadares – Quando conhecemos a história do voto no Brasil percebemos que foi uma longa jornada até termos o direito do voto direto e secreto. Na época em que éramos Colônia de Portugal e também na época do Brasil Império, o nosso voto era censitário e sujeito a várias fraudes. Por exemplo, existia o voto por procuração no qual o eleitor transferia o direito de votar para outra pessoa. Também não existia o título de eleitor e as pessoas eram reconhecidas por testemunhas e por uma mesa apuradora.Assim, as eleições contabilizavam nomes de pessoas mortas, crianças e até moradores de outros municípios que não tinham compromisso com a realidade local. Daí a importância de entendermos a nossa responsabilidade ao votar. 

Quais efeitos de uma eleição?

Vanuza
– São muitos. Para mim o mais importante diz respeito à auto-estima de um povo que escolhe os seus representantes na certeza de que ele vai cuidar da cidade, implementar melhorias, cuidar da saúde e da educação, enfim, as pessoas precisam de cuidados  e esperam que os seus representantes atendam aos seus anseios, resgatando promessas realizadas.

Qual é a coisa mais importante que os eleitos devem fazer assim que assumem o poder?

Vanuza – O mais importante é respeitar o eleitor e cumprir com as promessas feitas. E para isso é imprescindível que tenham um bom plano abrangendo todas as áreas de atuação que sejam de responsabilidade do município. Enfim uma administração deve ser moderna, eficiente e em sintonia com o povo.

O que a senhora considera como administração moderna?

Vanuza
– Uma forma nova de administrar um município é ter uma perspectiva empresarial. Afinal, a administração pública pode ser entendida como uma empresa de tarefas complexas que tem como principal objetivo o bem estar do cidadão e o cuidado com os bens públicos.

Isso é garantia de sucesso?

Vanuza – O sucesso depende de vários fatores, entre eles muito trabalho e apoio de várias pessoas. Aproveito para dar os parabéns a todos os funcionários públicos municipais pelo seu dia. Sem eles não existe administração, são eles quem fazem tudo acontecer, e por isso merecem respeito.

O que a senhora espera destas eleições?

Vanuza
– Espero que Porangatu, assim como os demais municípios de Goiás, tenham estas eleições como um momento histórico na administração municipal, elegendo representantes que estejam em sintonia com o seu tempo e com as transformações necessárias do município para patrocinar o bem comum nos próximos 4 anos.

Matéria divulgada no Jornal Diário do Norte
Edição 753
De 15 a 21 de setembro de 2008
 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.