Notícias dos Gabinetes
Jean abre representação contra cobrança de tarifas bancárias durante greve
O deputado Jean (PHS) protocolou ontem no Ministério Público de Goiás uma representação contra a cobrança de tarifas de bancos em período de greve. O presidente nacional do PHS, Eduardo Machado, acompanhou o parlamentar.
O documento foi entregue ao pocurador-geral de Justiça, Lauro Machado, a quem solicitaram que medidas judiciais sejam tomadas com urgência. A greve foi encerrada ainda ontem por boa parte dos bancários. Somente a Caixa Econômica Federal continua parada.
Para Eduardo Machado, os bancos brasileiros não devem cobrar tarifas de clientes enquanto durar a greve. “O direito à greve é fundamental, mas temos que zelar pelo direito do consumidor. Evidentemente que, do ponto de vista econômico, o consumidor fica prejudicado”, afirma.
Já o deputado Jean afirma que os bancos não podem cobrar por transações, serviços e manutenção das contas, já que os serviços não estão sendo prestados aos clientes.
Jean informou ainda que vai apresentar um projeto de lei na Assembleia pedindo a suspensão da cobrança de tarifa em período de greve. "Não é justo que o cliente das instituições bancárias seja obrigado a pagar a tarifa mensal do pacote de serviços, quando houver paralisação do atendimento nas agências."