Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Júlio da Retífica participa da colheita do Projeto Luís Alves

06 de Fevereiro de 2009 às 08:15

 

O deputado Júlio da Retífica (PSDB) participa hoje da solenidade que marca o início da colheira de arroz do Projeto de Irrigação Luís Alves, na região norte do estado. Além do deputado, participam também o secretário do Planejamento, Oton Nascimento Júnior, o procurador-geral do Estado, Norival Santomé, o superintendente de Irrigação da Seplan, Adalberto Evangelista Sampaio, o prefeito de São Miguel do Araguaia, Ademir Cardoso dos Santos, produtores rurais participantes do projeto e lideranças locais.

Foram plantados na primeira etapa do projeto, nesta temporada, 1,7 mil hectares de arroz, com produtividade média de 5,4 mil quilos por hectare, com variação de 4,8 mil kg/ha a 6 mil kg/ha. A produção total deve chegar a 150 mil sacas de 60 quilos. Já na primeira fase da segunda etapa estão plantados 300 hectares em regime de sequeiro, para abertura de área. A colheita deve começar a partir de março, com produtividade média prevista de 2 mil quilos por hectare. Com isso, nas duas etapas vão ser colhidas nesta safra 160 mil sacas de arroz em Luís Alves. 

Por meio de convênio assinado pela Secretaria do Planejamento com o Ministério da Integração Nacional, estão garantidos R$ 18 milhões para investimentos no Projeto Luís Alves este ano. Esses recursos vão ser usados na ampliação da área de plantio irrigado em mais 1,8 mil hectares na fase dois da segunda etapa. Como os 960 hectares da fase um já estão sistematizados e parte já foi plantada nesta safra, até o fim do ano, somente na segunda etapa podem ser plantados 2,76 mil hectares. Esse número, somado aos 1,86 mil hectares da primeira etapa, já concluída e em produção, totaliza 4,62 mil hectares para plantio irrigado a partir do fim de 2009.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.