Notícias dos Gabinetes
Júlio da Retífica destaca encontro de negócios da Ferrovia Norte-Sul
O deputado Júlio da Retífica (PSDB), destaca a importância dos nove encontros de negócios em municípios-pólo localizados na área de influência da Ferrovia Norte-Sul. Com o objetivo de acelerar o crescimento econômico da região de influência da Ferrovia Norte-Sul em Goiás, o governo estadual (por meio da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento), a Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias, com as participações do Sebrae, Banco do Brasil e das empresas empreiteiras responsáveis pela construção dos trechos ferroviários, promovem até outubro os encontros. O primeiro está marcado para sexta-feira, em Petrolina de Goiás, a partir das 9 horas, na Associação Atlética Banco do Brasil.
De acordo com o deputado Júlio da Retífica, a iniciativa vai "propiciar à classe empresarial e à população conhecer toda a potencialidade de negócios e desenvolvimento que será gerado ao longo do trajeto da linha férrea, despertando novas oportunidades de investimento". O deputado destaca ainda que "a Valec anunciou investimentos de R$1,5 bilhões, nove usinas de etanol serão construídas no trecho entre Porangatu e Anápolis orçadas em mais de US$200 milhões em cada uma e até 2010 serão 50 usinas, o que irá trazer uma mudança econômica que vai se refletir para toda a população".
Os encontros fazem parte da estratégia do governo do Estado e da Valec, empresa responsável pela construção da Ferrovia Norte-Sul, de divulgar os potenciais econômicos existentes ao longo do trajeto da ferrovia, em especial nos campos da agricultura, pecuária, mineração, comércio e serviços. A meta principal é acelerar o desenvolvimento econômico regional, com a geração de emprego, renda e maior volume de cargas para a ferrovia, cuja operação comercial está prevista para iniciar em maio de 2010.
Os participantes terão informações sobre mercado de trabalho, demanda por serviços e produtos, potenciais econômicos, logística e novas oportunidades de negócios. Conforme Oton Nascimento, somente a construção da via férrea resultará na contratação de aproximadamente 7,5 mil trabalhadores em Goiás, com reflexos positivos na comercialização de produtos em todas as cidades localizadas no trajeto da via férrea.
A programação inclui palestra sobre o desenvolvimento econômico de Goiás, sob coordenação da Seplan; demonstração do cronograma de implantação da ferrovia, sob responsabilidade da Valec; apresentação das oportunidades de negócios no curto, médio e longo prazo, pelo Sebrae. O Banco do Brasil mostrará linhas de crédito, entre elas o Fundo Constitucional do Centro Oeste e a Secretaria do Meio Ambiente discorrerá sobre os impactos ambientais da obra.
Os encontros serão realizados nas seguintes cidades e datas: Petrolina de Goiás, 22/08; Jaraguá, 29/08; Rialma/Ceres, 05/09; São Luiz do Norte, 12/09; Uruaçu, 19/09; Estrela do Norte, 26/09; Porangatu, 10/10; Pirenópolis, 17/10 e Anápolis, 31/10.