Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Seminário alerta sobre o impacto das violências na primeira infância

06 de Novembro de 2015 às 10:00

Rede de Atenção a Crianças, Adolescentes e Mulheres em Situação de Violência de Goiânia, em parceria com diversas instituições que atuam na atenção e na proteção de crianças, realizará nos dias 9 e 10 de novembro, no auditório do Tribunal do Júri da PUC Goiás, o seminário "Primeira infância livre de violências". Os objetivos do seminário são: 1) alertar e sensibilizar pais, familiares, educadores, profissionais da saúde, da assistência social, da segurança pública, do judiciário e gestores públicos sobre o impacto das violências no desenvolvimento infantil e 2) construir subsídios para o fortalecimento e a ampliação das ações que integram as Políticas Públicas que visam proteger as crianças das violências intrafamiliares e/ou institucionais.

“Subnutrição, ausência ou precariedade de saneamento básico e doenças infecciosas não são mais as principais causas de mortes de crianças em nosso país. Na atualidade, as violências são a maior ameaça à vida das crianças brasileiras. De acordo com os dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), a partir de 1 ano idade, a principal causa de mortes no Brasil são as violências - as violências interpessoais e as que ocorrem no trânsito. Os dados do SIM informam ainda que a agressão é a segunda causa de morte de crianças de 0 a 1 ano de idade. E mais, a cada dois dias, em média, cinco crianças de até 14 anos morrem vítimas de agressão. Ou seja, a cada dez horas, uma criança é assassinada no Brasil”, informa Cida Alves, psicóloga do Núcleo de Vigilância às Violências e Promoção da Saúde da SMS de Goiânia.

Os dados do Sistema de Informação Hospitalar (SIH, 2004) informam que 10% das crianças que se apresentam nas urgências dos hospitais, no Brasil, com menos de 5 anos, são vítimas de violências físicas. Nas internações hospitalares, verifica-se elevada ocorrência de traumatismo craniano em crianças.

A organização do seminário agregou instituições governamentais e não governamentais, bem como parlamentares pertencentes às esferas municipal, estadual e federal. Desse modo, o Ministério Público do Estado de Goiás, o Ministério Público do Trabalho do Estado de Goiás, o Juizado da Infância e Juventude de Goiânia, da Prefeitura de Goiânia, o Governo do Estado de Goiás, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, por meio do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da UFG, a Rede Não Bata Eduque, a Pastoral da Criança, o Museu da Vida, o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Goiás, o Conselho Regional de Psicologia 09, o Conselho Regional de Serviço Social, o Instituto Brasileiro de Cultura, Educação, Desporto e Saúde, Senadora Lúcia Vânia, Deputado Federal Rubens Otoni, Deputada Estadual Adriana Accorsi e Vereadora Cristina são os parceiros na realização do Seminário Primeira infância livre de violência.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.