Notícias dos Gabinetes
Uso Racional da Água na grade curricular é proposta do deputado Mané de Oliveira
O deputado estadual Mané de Oliveira (PSDB) e presidente da Comissão do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, quer que escolas públicas estaduais do Ensino Médio e Fundamental, inclua na grade curricular matéria específica denominada o Uso Racional da Água. Quanto a definição do conteúdo, bem como a carga horária a ser aplicada em cada ano letivo, deve ser de responsabilidade da Secretaria de Educação do Estado de Goiás.
Nesse sentido o deputado apresentou projeto de lei durante sessão ordinária desta quarta-feira, 11 de novembro. A matéria será agora analisada pelas Comissões Técnicas.
Para o deputado é necessária medidas de conscientização urgente sobre o uso racional da água, tendo em vista a problemática das limitações dos recursos hídricos à disposição da humanidade, agravada pelo modo irresponsável como o ser humano vem tratando essas fontes de água. “É sabido que as campanhas em rádio e televisão em torno do assunto têm efeito temporário e limitado. Portanto, entendemos que a inclusão dessa matéria na grade curricular das escolas tornará nossas crianças e jovens mais conscientes amanhã” destaca o parlamentar. Ele reforça ainda que, a água é um recurso natural essencial à vida, insubstituível na maioria das atividades desenvolvidas pelo homem e, reconhecidamente, um fator determinante para a saúde, o bem-estar e o progresso da população em geral.
“Precisamos disseminar a importância do uso racional da água, e um bom caminho é pela educação de nossas crianças nas escolas. É necessário mostrar a triste realidade da escassez eminente dos recursos hídricos, em razão do aumento da população, da poluição frequente dos rios, dos assoreamentos dos mananciais, dos desperdícios, etc. “reforça o deputado Mané de Oliveira.
O deputado está otimista com a aprovação de seu projeto pelo plenário, bem como a sanção do mesmo pelo Governador, por ser uma matéria de extrema importância, pois a água, é um recurso limitado e não pode ser desperdiçada. É através da educação que se terá o uso racional da água.