Notícias dos Gabinetes
Agetop fará projeto do Hospital Regional do Norte Goiano
Júlio da Retífica tem encontro com secretário da Saúde, Helio de Sousa, que garante início das obras ainda este ano.
O deputado Júlio da Retífica (PSDB) esteve mais uma vez em contato com o secretário da Saúde, Helio de Sousa, para pedir informações e agilidade no andamento do processo para início da construção do hospital regional do Norte, uma promessa do governador Alcides Rodrigues, cujas obras serão edificadas na cidade de Uruaçu. O encontro entre os dois foi na quarta-feira (20).
Inicialmente Helio informou a Júlio que finalmente a Câmara Municipal de Uruaçu aprovou a doação do terreno para edificação do hospital. O secretário também disse que o governador Alcides tem afirmado que essa obra é prioridade para o seu governo e quer o início da construção o mais rápido possível. A previsão para conclusão da unidade de saúde é para o final do próximo ano.
Depois de várias reuniões entre Helio de Sousa, o governador Alcides e o secretário da Fazenda, Jorcelino Braga, ficou decidido que a Agetop (Agência Goiana de Obras Públicas) fará o projeto executivo do hospital até o próximo dia 31 de agosto. Portanto, está descartada a utilização do projeto do hospital de Santa Marta, no Distrito Federal.
Para iniciar as obras, o governo do Estado já conta com R$ 28 milhões, fruto de emenda parlamentar de bancada, apresentada no ano passado e já disponível para este ano, segundo detalhou Júlio.
Helio de Sousa estava acompanhado da superintendente de Planejamento da secretaria, Irani Ribeiro de Moura, que fez várias observações sobre o início das obras da unidade de saúde, lembrando que o hospital regional de Uruaçu será de alta resolutividade, ou seja, será construído para realizar qualquer tipo de procedimento, de alta, de média e baixa complexidade, incluindo o serviço de UTI pediátrica e para adultos.
Júlio aproveitou a reunião para pedir a criação de pelo menos dez leitos de UTI em Porangatu, no hospital municipal da cidade. Segundo ele, muitos pacientes são transferidos para Goiânia e morrem no caminho porque não existe UTI na cidade. O deputado explicou que até a inauguração do hospital regional o governo pode atender bem a população com esse investimento.