Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mané de Oliveira quer teste vocacional para alunos da Rede Estadual de Ensino.

18 de Dezembro de 2015 às 11:57
Deputado Mané de Oliveira apresenta projeto de lei que garante a realização de teste vocacional para alunos da rede estadual de ensino. A difícil escolha do curso superior para alguns estudantes do ensino médio e a dificuldade financeira para arcar com a tal consultoria são as justificavas do deputado para apresentação da matéria.

Projeto de lei de autoria do deputado estadual Mané de Oliveira (PSDB) dispõe sobre a realização de teste vocacional para alunos da rede estadual de ensino. Pelo projeto é obrigatória a realização de teste vocacional  para os alunos da rede estadual de ensino e serão realizados uma vez por ano, apenas para os alunos do 3º ano do Ensino Médio, preferencialmente no início do primeiro semestre e somente serão efetuados por profissionais habilitados ao exercício da psicologia.

Na matéria, está especificada ainda que a Administração Estadual possa firmar convênios, com Municípios, Universidades e Instituições médico-hospitalares credenciados pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

Quanto as despesas decorrentes da execução desta Lei, o projeto sugere que correrão à conta de dotação orçamentária própria, suplementada se necessário.

Mané de Oliveira justifica a matéria informando a importância do teste vocacional para os estudantes e lembrando que teste vocacional os auxiliará na difícil escolha da carreira, identificando suas habilidades, potencialidades, preferências, para assim indicar uma ou mais vocações possíveis. O deputado salienta que uma parte significativa dos jovens da rede pública de ensino não tem condições de pagar por tal consultoria especializada. Dada a importância desse acompanhamento, então, se mostra o oferecimento do serviço pelo Estado.

Mané de Oliveira esta otimista quanto a aprovação do projeto pois é uma matéria que vai colaborar com a qualidade do aprendizado dos jovens goianos e, por fim os ajudará na escolha da vida profissional, momento em que definirão o futuro não só de si mesmos, mas de toda a sociedade. O projeto encontra em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça, CCJ,  e devido ao recesso parlamentar, deve ser apreciado no próximo ano quando a Casa volta com as atividades parlamentares, no mês de fevereiro.

 

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.