Notícias dos Gabinetes
Jean defende diálogo para reverter nova tributação de exportação
A tributação das exportações de soja e milho em Goiás foi tema de uma reunião na manhã desta quinta-feira, 18, na Federação de Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), entre o órgão e deputados estaduais. Jean Carlo (PHS), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, acompanhou o encontro.
A nova taxação está em vigor desde a publicação de um decreto do Governo de Goiás no final de janeiro, que altera seu Código Tributário no que diz respeito ao recolhimento de ICMS nas operações de processamento e comercialização de soja e milho em solo goiano.
Para Jean, o caminho é abrir conversa com o Governo estadual para achar um consenso, já que o setor rural em Goiás não pode sofrer com o aumento de tributo. “Vamos buscar a Secretaria da Fazenda para promover o diálogo e buscar outras alternativas para não sacrificar o homem do campo. É o agronegócio que tem segurado a balança comercial no País”, defende.
A reunião contou com a presença de vários deputados estaduais e do presidente da Faeg, José Mário Schreiner, que prometeram conversar com o Governo estadual. “O governador Marconi é sensível a causa do homem do campo, sempre apoiou, e não estaria promovendo a tributação se não fosse necessário. Mas vamos buscar um consenso, já que sacrificar o produtor é sacrificar a galinha dos ovos de ouro”, explica Jean.