Notícias dos Gabinetes
Uma chance ao Cerrado
Uma chance ao Cerrado
Depois de sucessivas más notícias referentes ao Cerrado, que em quatro anos perdeu quase 19 mil quilômetros quadrados de área só em Goiás, finalmente um fato alvissareiro: o anúncio da criação, até o final deste ano, do Fundo de Proteção e Conservação desse patrimônio natural.
O Ministério do Meio Ambiente, ao mesmo tempo, firmou acordos com o governo do Estado, a Prefeitura de Goiânia e a Universidade Federal de Goiás para o fortalecimento da defesa do bioma Cerrado. Os ecodefensores aplaudem essas iniciativas, mas sem exultação e otimismo exagerado, pois é preciso, em primeiro lugar, buscar resultados que compensem ou pelo menos atenuem as perdas sofridas com o desmatamento.
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, deu uma informação positiva, também, durante a sua visita a Goiânia, anunciando que os canaviais não vão avançar sem controle. Estará funcionando um sistema de monitoramento pela UFG e, assim, haverá condições de fiscalização para impedir que o crescimento do plantio de cana-de-açúcar ultrapasse os limites sensatos.
Além de uma proteção que impeça a continuidade do desmatamento do Cerrado, cabe também um trabalho de recuperação de áreas devastadas. Comporta ainda uma participação da sociedade em seu todo, por meio de organizações do voluntariado, por meio de campanhas educativas e de mobilização em defesa do Cerrado.
Editorial do Jornal O Popular, sábado, 27 de setembro de 2008.