Notícias dos Gabinetes
Mané quer distribuição gratuita de repelentes para mulheres grávidas
O crescente número de casos de nascimentos de crianças com microcefalia relacionados com a infecção por zika vírus, transmitido pelo mosquito “Aedes aegypti”, motivou o deputado estadual Mané de Oliveira (PSDB) a apresentar projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de repelentes eficazes contra o mosquito Aedes aegypti, para todas as mulheres gestantes no Estado de Goiás.
Pela matéria entende-se por repelentes eficazes contra o mosquito Aedes aegypti aqueles com propriedades já testadas e aprovadas pelo Ministério da Saúde. A disponibilização dos repelentes será feita de acordo com os critérios estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde, e quanto as despesas decorrentes da aplicação desta Lei, o projeto estabelece que ocorrerão por conta de dotações próprias, consignadas no orçamento vigente, suplementadas se necessário.
O parlamentar lembra que o projeto tem o principal objetivo prevenir de forma concreta e eficaz, a contaminação e proliferação do vírus Zika, Chikungunya e Dengue, todos transmitidos pelo mosquitto “Aedes aegypti”, principalmente a todas as mulheres gestantes no Estado de Goiás.
Mané Oliveira ressalta que com a disponibilização gratuita de repelentes eficazes contra o “Aedes aegypti”, o Governo do Estado de Goiás dará mais um importante passo à prevenção contra os vírus transmitidos. Por meio de campanhas de conscientização e ações concretas o Governo tem adotado políticas administrativas eficazes na eliminação dos focos do mosquito.
O deputado ressalta, porém, que além do uso constante de repelentes específico e permitido às gestantes, é necessário manter o acompanhamento e as consultas de pré-natal, com a realização de todos os exames recomendados pelo médico e adotar medidas que possam reduzir a presença dos mosquitos transmissores da doença, com a eliminação de criadouros, telas em janela e o uso de calça e camisa de manga comprida.