Notícias dos Gabinetes
Carlos Silva (PP) sugere medidas para redução dos impacto da crise financeira
O senador Ademir Santana (DEM-DF), em pronunciamento na última quinta-feira, 26, manifestou sua preocupação com a repercussão da crise financeira mundial na economia do País. O senador chamou a atenção principalmente para a situação das micro e pequenas empresas, que têm sofrido com a elevada taxa de juros. Ademir Santana apontou como causas desta elevação a taxa spread bacário e as exigências de garantias irreais cobradas pelos bancos para a concessão de crédito e pediu a redução da taxa Selic para amenizar a situação.
Presidente da Comissão Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa, o deputado Carlos Silva (PP), explica que a exigência de garantias reais dos bancos para a concessão de empréstimos, permitiu o desenvolvimento de um sistema bancário seguro e eficiente. “Esta crise foi gerada justamente pela circulação de títulos vazios, sem estas garantias”, explicou.
Contudo, o deputado concorda com que as micro e prequenas empresas necessitam de um socorro especial. De acordo com o parlamentar, é preciso que o Governo Federal estude a possibilidade de criação de cartas ou bolsas de financiamento que garantam um taxa de juros menor a estes empreendimentos.
Quanto à taxa Selic, o Carlos Silva considerou que seu valor é fruto de sua utilização no combate à inflação, mas que o Governo Federal dispõe de outros instrumentos para atingir este objetivo. “É preciso que o Governo utilize mais o mercado para atacar a inflação. Um exemplo seria a redução dos gastos públicos, que automaticamente diminuiria o Custo Brasil. Alternativas existem", afirmou.