Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Servidores da Educação podem ser incluídos no grupo prioritário da vacina H1N1

31 de Maio de 2016 às 15:05

O deputado Manoel de Oliveira (PSDB) defende a obrigatoriedade da vacinação contra a gripe A/ H1N1 a todos os professores e funcionários da rede pública de ensino do Estado de Goiás.

Nesse sentido, o parlamentar apresentou projeto de lei durante sessão ordinária desta segunda-feira, 30 de maio, que determina a obrigatoriedade da vacinação anual dos professores e funcionários ativos da rede pública de ensino estadual.

Pela lei tais funcionários passam a ser incluídos no grupo prioritário, para fins de imunização, com direito à vacinação gratuita na rede pública estadual de saúde e caberá ao Estado de Goiás a disponibilização e aplicação gratuitamente da vacina contra a gripe A/H1N1 a todos. A aplicação da vacina ocorrerá preferencialmente na escola e no horário regular de trabalho dos servidores.

Mané Oliveira justifica a matéria informando que os profissionais da educação convivem diariamente, em seu ambiente de trabalho, com uma população discente de considerável tamanho. Na época comum de circulação dos diversos tipos de vírus que geram gripe humana, essa circulação é maior no ambiente escolar. Conforme o tucano, o projeto pretende ampliar o número de pessoas imunizadas que circulam no ambiente escolar, e dessa forma, contribuir para dificultar a circulação dos inúmeros vírus que causam a gripe.

“Pretendemos incluir os profissionais da educação no chamado grupo prioritário, a exemplo do que acontece com os servidores da área da saúde, uma vez que o contato direto com cidadãos de todas as regiões do Estado, torna-os susceptíveis ao contágio com vírus” ressalta o deputado.

O parlamentar ainda esclarece que os servidores da Educação são profissionais que atuam em contato direto e permanente com a população, além de desempenharem atividades profissionais em ambientes fechados e com grande potencial de contaminação e propagação do vírus. Cita também que, com a proximidade do período de temperaturas mais baixas, é imprescindível que os servidores sejam imunizados, a fim de preservar sua saúde e da própria população que eles mantêm contato.

O deputado está otimista quanto à aprovação do projeto e oportunize ao quadro funcional da Secretaria de Educação a imunização contra o vírus da gripe H1N1, com a disponibilização gratuita da vacinação, por tratar-se de um caso de saúde pública.

O projeto foi lido e aprovado em plenário agora segue para a comissão responsável. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.