Notícias dos Gabinetes
Comissão de Saúde vai investigar leite adulterado
O presidente da Comissão de Saúde, deputado Doutor Valdir Bastos (PR) disse hoje que se realmente a Vigilância Sanitária confirmar a existência da comercialização de leite adulterado com água oxigenada e soda cáustica em Goiás, o fato se torna um problema extremamente sério que afeta a saúde da população o qual deverá ser devidamente investigado pela Assembléia Legislativa.
Além de ser um desrespeito ao direito do consumidor, o parlamentar esclarece que em primeiro lugar está a saúde das pessoas que consome o alimento diariamente. “É um problema sério que afeta todas as camadas da população no Estado, por isso devemos fazer uma rigorosa fiscalização para esclarecer os fatos”, disse, acentuando que já agendou com o presidente da Comissão de Defesa do Direito do Consumidor, deputado José Nelto (PMDB), uma visita às cooperativas de leite na próxima segunda-feira, 29, para obter informações sobre a existência do procedimento ilegal.
Os parlamentares também deverão solicitar coleta de amostras de leite à Vigilância Sanitária para esclarecer se realmente o produto comercializado encontra-se adulterado. “Caso os laudos se confirmem temos que cumprir o nosso papel de defender a população, tanto do ponto de vista do direito do consumidor como de saúde pública, já que se verificam os dois problemas que afetam diretamente o consumidor de Goiás”, afirmou Doutor Valdir.
Por outro lado o parlamentar lembra que o Estado de Goiás é um dos maiores produtores de leite do País e que por isso as investigações devam ser rigorosamente esclarecidas em benefício do consumidor e da própria economia goiana. “Essa situação traz enormes prejuízos tanto para produtores como para a população, pois sendo uma das maiores bacias leiteiras do Brasil muitas famílias vivem exclusivamente da produção de leite”, afirmou.