Notícias dos Gabinetes
Líder do Governo Francisco Oliveira prestigia lançamento do programa Jovem Cidadão PCD
O deputado estadual, líder do Governo e representante do segmento da Pessoa com Deficiência na Assembleia Legislativa, Francisco Oliveira (PSDB) prestigiou nesta sexta-feira (20), cerimônia de lançamento do Programa Jovem Cidadão destinado à Pessoa com Deficiência e da Carteira de Identificação do Autista (CIA).
De acordo com a secretária executiva do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Maria Clara Carvalho, o programa é muito importante porque a pessoa com qualquer deficiência, seja ela física, auditiva, visual ou intelectual pode ter uma oportunidade para trabalhar. “Isso é muito bom porque mesmo que a pessoa tenha o Benefício da Pessoa com Deficiência, o BPC ela pode trabalhar por até dois anos sem comprometer nem um nem outro benefício”, ressalta.
Dentro do Programa Jovem Cidadão serão contratados jovens dos 246 municípios do Estado e para a área administrativa nos órgãos estaduais. Segundo Francisco não há nenhum outro estado da federação que valoriza tanto a pessoa com deficiência quanto o Estado de Goiás. “Tenho muito orgulho em fazer parte desse Governo, que é aberto à inclusão social”, pontuou.
O líder do Governo também destacou a luta da secretária Maria Clara Carvalho para que esse projeto fosse concretizado. “Parabéns à minha amiga e defensora dos direitos da pessoa com deficiência, Clara Carvalho, que trabalha o tempo inteiro pelas conquistas do segmento. Nós estamos lutando juntos por esses direitos há 25 mais de anos e esse é um dos projetos que realizamos juntos. Parabéns por essa conquista tão importante”, ressaltou o líder.
Francisco elogiou a postura do governador Zé Eliton que para ele “além de ser sensível, trabalhador, sério e honrado, tem visão de futuro e agora nos honra com este programa que valoriza a inclusão social, assim como fazia Marconi Perillo que sempre honrou os direitos da categoria”, disse. Francisco também falou sobre o trabalho da primeira-dama, Fabrina Müller, que agora é responsável pela área social do Governo e que vai dar continuidade ao trabalho realizado por Valéria Perillo na OVG (Organização das Voluntárias de Goiás).
O deputado ainda parabenizou a representatividade e atuação do presidente da Apae Goiânia, Albanir Pereira Santana, parceiro na luta pelos direitos da pessoa com deficiência no Estado. O evento contou com a presença de diversas autoridades dentre elas o secretário de Cidadania, Murilo Mendonça, o secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, o ex-senador Demóstenes Torres, o deputado federal, Marcos Abrão e representantes de entidades sociais.
De acordo com informações da Secretaria Cidadã para participar do programa, o jovem PCD precisa ter idade mínima de 14 anos, ser membro de família com renda de até quatro salários mínimos. Na inscrição, o jovem deverá apresentar laudo médico com registro da deficiência. Os jovens contratados poderão atuar em órgãos públicos nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, na capital e interior do Estado, com carga horária de 20 horas semanais.
Já para adquirir a Carteira de Identificação Autista é necessário procurar a gerência de Promoção Direitos da Pessoa Com Deficiência, da Secretaria Cidadã com os seguintes documentos: requerimento preenchido que está no site da secretaria Cidadã: clique aqui; relatório médico; documentos pessoais do candidato e dos pais ou responsáveis legais. Mais informações podem ser encontradas no site da Secretaria Cidadã.