Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Karlos Cabral propõe programa de incentivo a implantação de hortas comunitárias

06 de Junho de 2018 às 16:47

No dia 05 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o deputado Karlos Cabral apresentou na Assembleia Legislativa projeto de lei que visa incentivar a implantação de hortas comunitárias em Goiás.

Segundo o projeto de Karlos Cabral as hortas comunitárias devem ser desenvolvidas em áreas devolutas, públicas estaduais, áreas declaradas de utilidade pública e ainda não utilizadas, além de terrenos de associações que possuam áreas para plantio ou glebas particulares.

A ideia com o programa estabelecido pelo projeto é manter os terrenos limpos e ocupados, incentivar áreas práticas sustentáveis e de respeito ao meio ambiente, e principalmente incentivar o desenvolvimento da saúde pública, através do consumo de alimentos produzidos sem agrotóxicos.

Karlos Cabral explica que o projeto de lei de hortas comunitárias foi inspirado em outro semelhante apresentado no estado do Paraná e é de grande importância que seja implantado em Goiás devido a ocorrência de muitos terrenos no estado que hoje se encontram em abandono. O projeto das hortas será uma das formas de promover a inclusão social produtiva, realizada em cooperação entre o poder público e a comunidade no contexto urbano.

“A horta comunitária é acessível à população, diminui a carência de alimentos, melhora os hábitos alimentares através do consumo de alimentos livres de agrotóxicos, promove a inclusão social, além de se tornar instrumento de educação e conscientização ambiental. Além disso, constitui também a possibilidade de geração de renda, uma vez que a comercialização do excedente ali produzido é incentivada” comenta o autor da proposta.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.