Notícias dos Gabinetes
Projeto de Karlos Cabral quer distribuição de tablets para alunos com baixa visão
O deputado estadual Karlos Cabral, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa, apresentou em plenário na última terça-feira,19, projeto de lei que visa a distribuição de tablets aos alunos da rede pública estadual com baixa visão, ou visão subnormal que estejam cursando desde o sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio. O benefício será destinado aos alunos que tenham baixa visão a partir de comprovação médica.
Segundo o projeto de lei do parlamentar os tablets devem ter ferramentas como texto em alto contraste, gesto de ampliação (lupa) e conversão de texto que são essenciais para alunos de baixa visão. O aparelho portátil também deve ter disponível o acesso à internet e aos livros didáticos em seu formato digital para garantir acessibilidade e melhor aproveitamento dos alunos em questão.
“Atualmente os livros didáticos para os jovens com baixa visão são ampliados e impressos com letras maiores para que os mesmos possam ter acesso ao material didático. Porém, esse método causa desperdício de grande quantidade de papel utilizado na impressão de cada livro, já que a ampliação também aumenta o tamanho da fonte, o que limita o acesso de alguns alunos ao material. Com os tablets a necessidade do papel será eliminada já que não há limite de ampliação no formato digital” comenta Karlos Cabral.
A ideia do projeto de lei surgiu durante a 3ª edição do Projeto Politizar, realizado pela Universidade Federal de Goiás em parceria com a Assembleia Legislativa. A proposta foi sugerida pelas deputadas simulandas Cíntia Soares e Marina Lacerda, participantes do Politizar. Após apresentação em plenário, o projeto de lei aguarda apreciação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação na Casa.