Notícias dos Gabinetes
Deputado Karlos Cabral propõe incentivo à cultura Hip Hop em Goiás
O deputado Karlos Cabral (PDT), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa, apresentou, no dia 19 de junho, projeto de lei que institui a “Semana da Cultura Hip Hop” a ser realizada anualmente na primeira semana de dezembro em todo o território goiano. A programação da Semana Estadual da Cultura Hip Hop incluirá eventos, manifestações artísticas, oficinas, debates, palestras e outros incentivos que possam divulgar e promover a cultura Hip Hop.
Com início na década de 70, nos Estados Unidos, como uma forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana norte-americana, o Hip Hop chegou no Brasil na década de 80 e logo foi adotado principalmente pelos jovens das grandes metrópoles, expandindo-se por várias capitais e cidades interioranas brasileiras. Na época foi propagada, em especial na mídia, a chamada break dance, que era a febre do momento.
De acordo com o projeto da Semana Estadual de Hip Hop, os eventos, competições e outras festividades devem contar com a participação de instituições públicas, entidades da sociedade civil, agências de financiamentos, empresas e outros. A semana do evento pretende construir um movimento protagonista das lutas e dos avanços da sociedade brasileira por meio do MC (rap) “Ritmo e Poesia”, na instrumentação dos DJs, na dança urbana, na pintura do grafite, entre outras manifestações.
Segundo Karlos Cabral, a proposta do projeto de lei originou-se da participação dos jovens Cleubismar “Mano CDJ” e Ulisses Nascimento, deputados simulandos na 3ª edição do projeto Politizar. “Por meio deste projeto de lei, buscamos potencializar o apoio do poder público à cultura Hip Hop de Goiás, que mobiliza especialmente jovens através da arte e da cultura, apontando para a necessidade da construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais fraterna. A inclusão social presente através da cultura e manifestações artísticas do Hip Hop, é imprescindível no combate à violência e estímulo à inclusão social” comenta o deputado.