Notícias dos Gabinetes
Inclusão digital chega aos jovens do campo
A globalização e a proliferação da tecnologia é uma realidade para toda sociedade. Porém nem todos têm acesso a ela, principalmente, os jovens que residem nas zonas rurais. Em Goiás, para mudar essa realidade o deputado Estadual Evandro Magal (PSDB), apresentou projeto de lei que institui o Programa Estadual de Inclusão Digital do Jovem Residente na área Rural, (Prorural).
Com a implantação do programa estes os jovens terão acesso a computadores com internet. O Prorural será desenvolvidos nos municípios onde houver órgão da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Goiás EMATER/GO. Uma parceria com o órgão vai disponibilizar uma área especial para a viabilização do dispositivo do projeto.
"A inclusão digital do jovem produtor rural é cada vez mais necessária com o objetivo de integrá-lo à tecnologia e à sociedade", justifica o deputado. Magal acrescenta ainda que esta é uma forma de gerar tecnologia no agro negócio, melhorar a produtividade e aumentar o poder aquisitivo e a arrecadação de cada município.
O deputado acredita que o projeto ameniza os efeitos do êxado rural, uma vez, que o jovem com acesso tecnologia informatizada e a comunicação on-line, terá menos necessidade de buscar novas experiências fora de sua cidade."É fundamental manter a juventude na área rural, onde ela pode trabalhar e produzir, sem ter que partir para novos desafios às vezes frustrantes" fundamenta.
Para o deputado o acesso à tecnologia e a inclusão são fundamentais na realização deste processo. Magal aponta estudo realizado pela Central Única das Favelas (Cufa) que mostra a realidade envolvendo os bandidos mais perigosos do País, na maioria das vezes, são provenientes da zona rural, geralmente pelos que foram excluídos em centros urbanos e que não puderam integrar-se à sociedade. Nesse sentido o parlamentar justifica que a inclusão digital via internet no campo é uma forma indispensável, que deverá ter grandes significados para mudar este quadro.
"Creio que gerando tecnologia no agronegócio estaremos melhorando a produtividade no campo, aumentando a renda familiar, contribuindo para o crescimento do poder aquisitivo de cada município. Temos ainda que considerar a facilidade que o jovem tem para assimilar essa nova tecnologia que, por meio desse projeto, estará proporcionando geração de empregos para uma camada significativa da sociedade". Justifica.
O projeto já foi aprovado preliminarmente no plenário da Assembléia Legislativa e segue pelos tramites normais da Assembléia Legislativa.