Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto de lei determina tempo máximo de espera em unidades particulares de saúde

02 de Setembro de 2019 às 18:42

O deputado Julio Pina (PRTB) apresentou, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o projeto de lei nº 5088/19, que dispõe sobre o tempo máximo de espera em unidades particulares de saúde. O projeto está sendo relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Segundo a propositura, o tempo máximo de espera para pacientes que marcarem consultas é de 30 minutos, contados da hora previamente marcada. Durantes os feriados ou em finais de semana, o tempo máximo estipulado pelo projeto de lei é de 45 minutos.

Ainda de acordo com o texto apresentado, fica estabelecido o controle de tempo de atendimento através da emissão de senhas que, deverão conter a data e horário da chegada do usuário, número da senha, nome do profissional que irá atender o paciente além do CNPJ em caso de hospitais ou clínicas.

Julio Pina explica, na justificativa, que a proposta visa reduzir “uma das maiores queixas dos usuários das unidades de saúde, que é a demora no atendimento”. Ele exemplifica, ainda, que em países como os Estados Unidos, alguns médicos já estão indenizando pacientes devido ao tempo de espera excessivo.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.