Dezoito deputados apresentam matérias e requerimentos na sessão plenária desta terça-feira
O esforço dos profissionais de saúde, que enfrentam a pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19), para cuidar de centenas de pacientes em Goiás, poderá ser compensado financeiramente, se depender dos deputados da Assembleia Legislativa. Isso porque, na tarde desta terça-feira, 5, durante a apresentação de matérias na sessão ordinária, parlamentares protocolaram requerimentos solicitando que o Governo do Estado volte a pagar adicionais de insalubridade para a categoria.
Os autores desses requerimentos, Delegada Adriana Accorsi (PT), Helio de Sousa (PSDB) e Paulo Cezar Martins (MDB), pedem que o governador Ronaldo Caiado (DEM) faça o pagamento do percentual máximo de insalubridade (40% do salário-base).
Outra proposta, apresentada, via requerimento, por diversos deputados, é a que pede que o Executivo suspenda o desconto da alíquota previdenciária (de 14,25%), do salário de servidores inativos e pensionistas, enquanto durar o período de isolamento social.
Dos 18 parlamentares que apresentaram matérias na tarde de hoje, quatro deles destinaram requerimentos à Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). Foram os seguintes: Rubens Marques (Pros), Antônio Gomide (PT), Virmondes Cruvinel (Cidadania) e Amilton Filho (Solidariedade).
A Mesa Diretora da Alego também recebeu projeto de lei, que acrescenta o município de Anápolis à região Metropolitana de Goiânia. A proposta é de autoria do deputado Alysson Lima (Solidariedade), que, na hora da apresentação, fez questão de compartilhar com os deputados Coronel Adailton (Progressistas), Antônio Gomide e Amilton Filho, os três últimos, representantes da cidade, no Legislativo goiano.
Além dos parlamentares já citados, apresentaram proposituras e/ou requerimentos: Dr. Antonio (DEM), Delegado Eduardo Prado (sem partido), Iso Moreira (DEM), Amauri Ribeiro (Patriota), Humberto Aidar (MDB), Cairo Salim (Pros), Cláudio Meirelles (PTC), Wagner Neto (Pros), Wilde Cambão (PSD) e Diego Sorgatto (DEM). O líder do Governo na Casa, deputado Bruno Peixoto (MDB), entregou à Mesa matérias apreciadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).