Ícone alego digital Ícone alego digital

Iso Moreira pleiteia divulgação permanente de situação de UTIs

29 de Maio de 2020 às 07:15

A divulgação sobre a situação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede pública de saúde em Goiás é uma preocupação do deputado Iso Moreira (DEM). Com o objetivo de tornar essas informações mais transparentes e de fácil acesso à população o parlamentar apresentou projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa por meio do Processo Legislativo nº 2325/20.

A proposta de lei prevê que o Estado de Goiás, através da Secretaria de Saúde, deverá disponibilizar o número de leitos de UTI e o tempo médio de internação em cada unidade de saúde credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de seu sítio oficial. Na divulgação deverão constar o local onde está situada a UTI, os equipamentos disponíveis e o início da internação, incluindo data e hora.

Iso Moreira incluiu no projeto também a obrigação de a Secretaria de Saúde informar, de forma permanente, a quantidade de leitos em manutenção e inativos, bem como a previsão de quando eles poderão ser utilizados novamente.

Ao justificar a propositura o deputado defende a necessidade de transparência das informações e a redução de recursos judiciais para se conseguir atendimento em unidades de terapia intensivas na rede pública de saúde.

“Isso vai fazer com que o paciente ou seu familiar vá direto ao local de atendimento disponível, para que seja agilizada a assistência, sem que seja necessário ingressar com ação judicial em busca da garantia de um direito básico e constitucional. Muitas vezes, buscar a judicialização não garante retorno rápido por parte do Estado e quando concedida a liminar judicial, o intervalo entre o pedido do paciente e a concessão é curto, além de depender da disponibilidade de leitos para ocupação do paciente”, justifica.

O projeto de lei foi aprovado preliminarmente na sessão remota do dia 6 de maio, e na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) no último dia 20 recebeu parecer favorável da deputada tucana Lêda Borges. A matéria está pronta para ser apreciada pelo plenário da Casa de Leis.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.