Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão Mista discute projeto que institui transporte alternativo

03 de Junho de 2020 às 17:35

Neste momento, os deputados membros da Comissão Mista discutem o projeto 280/20, de autoria do deputado Alysson Lima (Solidariedade), que institui o transporte complementar na região Metropolitana de Goiânia (RMG), com o auxílio das vans escolares e de turismo. A reunião do colegiado é realizada de forma remota. 

O relator é o deputado Major Araújo (PSL), mas o líder do Governo, deputado Bruno Peixoto (MDB), apresentou emenda ao projeto,solicitando a realização de diligência para que o projeto seja enviado para análise no Ministério Público (MP) do Estado de Goiás.

A matéria foi discutida pelos deputados Alysson Lima (Solidariedade), Cláudio Meirelles (PTN) Lêda Borges (PSDB) e Major Araújo (PSL), que se manifestaram contra emenda do deputado Bruno Peixoto. Durante encaminhamento de voto, o deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL) também manifestou o mesmo posicionamento.

Alysson Lima afirmou que foi comunicado, por Bruno Peixoto, de reunião que seria realizada na manhã de hoje com a promotora Leila, do MP. Mas, segundo ele, a reunião não aconteceu, tendo sido transferida para a tarde desta quinta-feira. Para Alysson, trata-se de manobras para protelar a votação do projeto na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. “O Regimento não diz que é preciso aprovação do Ministério Público em projetos de transporte urbano. O governador está preocupado apenas com os empresários. Tudo que vi até agora foram subterfúgios para evitar a aprovação do projeto”, disse.

O deputado Cláudio Meirelles (PTN) apoiou o posicionamento de Alysson e criticou a postura de Bruno Peixoto. “Ontem o líder do Governo disse que a secretária de Economia concordava com o projeto, hoje ele já disse que cometeu um equívoco. Pode o líder pedir, verbalmente, para que projeto fique parado e que o Ministério Público seja ouvido? O MP não tem nada a ver com o rito do projeto. Ele não é órgão opinativo e nem vai emitir parecer. A promotora Leila pode até fazer recomendações, mas não pode opinar dentro do projeto”, disse.

A deputada Lêda Borges (PSDB) também questionou a competência do MP para participar do processo. “Essa decisão urge. É de interesse social. É uma solução para muitos pais de família, muitos trabalhadores, que se dedicam ao transporte escolar. O governador precisa ter coragem. Pedimos os deputados da base que não acolham essa emenda do deputado Bruno”, afirmou.

Bruno Peixoto destacou que o Governo criou um projeto de auxílio aos motoristas de transporte escolar e de vans e se colocou ao lado dos usuários de ônibus, criticando a atuação dos empresários do transporte público em Goiás. “A qualidade do serviço oferecido é horrível. Mas os municípios também precisam ser ouvidos. Jogaram esse problema para o Governo, sendo que a competência é dos municípios”, assinalou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.