Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputados aprovam concessão de área ao Judiciário de Anápolis e debatem denúncia contra secretário de Segurança

04 de Junho de 2020 às 18:04
Crédito: Hellenn Reis
Deputados aprovam concessão de área ao Judiciário de Anápolis e debatem denúncia contra secretário de Segurança
Sessão ordinária remota

Em reunião ordinária realizada remotamente na tarde desta quinta-feira, 4, o Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) apreciou um projeto de lei em tramitação na Casa. A matéria votada, protocolada sob nº 1450/20, é de autoria do Poder Executivo e trata da aquisição, por doação onerosa do município de Anápolis - GO, de uma área que será destinada a construir uma nova sede do Poder Judiciário em Anápolis. O projeto de lei foi aprovado em votação definitiva com 24 votos favoráveis. No momento da votação e discussões a sessão estava sendo presidida pelo deputado Henrique Arantes (MDB).

Além da aprovação da matéria, a sessão foi marcada por inúmeras discussões que trataram principalmente do projeto de lei 2280/20, de autoria do deputado Alysson Lima (Solidariedade), o qual visa liberar, provisoriamente, para transporte complementar ao transporte público da Região Metropolitana de Goiânia (RMG), com o auxílio das vans escolares e de turismo.

As discussões sobre a matéria se deram em razão da mesma ter sido apreciada durante reunião da Comissão Mista, ocorrida na quarta-feira, 3, ocasião em que foi aprovado o voto em separado do deputado Bruno Peixoto (MDB) pela diligência, para ouvir posicionamento do Ministério Público do Estado sobre o tema. Para Alysson Lima, o encaminhamento dado ao seu projeto faz parte de um jogo comandado por parte das empresas de transporte coletivo da Capital que, segundo ele, se utilizaram de deputados estaduais para fazer valer os seus interesses.

Na sessão, os parlamentares abordaram também sobre denúncia que surgiu nesta quinta-feira, 4, feita em relação ao secretário da Segurança Pública, Rodney Miranda. O assunto tomou conhecimento público após a divulgação de um áudio de ligação telefônica que circula pela internet, onde, supostamente, o primo do govenador Ronaldo Caiado, Jorge Caiado, acusa Rodney Miranda de grampear o seu celular. 

Vários parlamentares se manifestaram sobre a situação e, dentre as questões abordadas, pediram, além de muita cautela ao tratar o tema, a possibilidade de conceder uma oportunidade para que o secretário compareça à Casa e se manifeste sobre o assunto e, diante dos desdobramentos deste depoimento, levantaram, inclusive, a possibilidade de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para tratar mais a fundo a questão. O deputado Eduardo Prado, que preside a Comissão de Segurança Pública apresentou requerimento convidando o senhor Jorge Caiado para ir à Comissão prestar esclarecimentos sobre o assunto. O parlamentar afirmou que o requerimento já foi aprovado pelos membros da comissão e uma data deve ser marcada para uma reunião remota.

Com o término dos debates, nova sessão ordinária foi convocada para terça-feira, 9, em horário regimental.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.