Ícone alego digital Ícone alego digital

Karlos Cabral quer acompanhamento digital ou telefônico a familiares de pessoas internadas com covid-19

10 de Junho de 2020 às 16:44
Crédito: Hellenn Reis
Karlos Cabral quer acompanhamento digital ou telefônico a familiares de pessoas internadas com covid-19
Dep. Karlos Cabral

A proliferação do coronavírus (covid-19) afeta o mundo e requer, por parte de todos, medidas de prevenção e combate à doença. Para evitar a permanência de familiares e amigos de vítimas nas unidades hospitalares goianas, o deputado Karlos Cabral (DC) apresentou o projeto de lei ordinária nº 2676/20, que determina procedimento virtual de envio de informações do paciente, bem como o acolhimento de familiares de pessoas com doenças infectocontagiosas, durante endemias ou pandemias em unidades hospitalares da rede pública, privada ou de campanha.

De acordo com a propositura, as informações serão enviadas ao fim do dia, com atualizações do boletim médico, sob a supervisão do serviço social da respectiva unidade de saúde. “O contato deverá ser feito, preferencialmente, via aplicativo de mensagem, em formato de áudio, possibilitando a recepção das comunicações por pessoas que tenham dificuldade com leitura, ligação telefônica e, em último caso, via e-mail”, especifica o caput.

O autor ressalta a importância de garantir saúde e segurança a familiares e amigos de pacientes, e que mantê-los afastados dos hospitais em momentos de crise, como agora, é fundamental para evitar novos infectados. “As características da doença não permitem o acompanhamento presencial de familiares, e nossa proposta é manter a família informada de forma digital, possibilitando o acompanhamento e a evolução do quadro clínico, bem como evitando que esses tenham acesso a informações imprecisas”, justifica o autor no caput.

A matéria deve entrar na pauta de apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), nos próximos dias.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.