Acesso à
Transparência

Diego Sorgatto propõe instituição de data estadual em memória às vítimas da covid-19

29 de Junho de 2020 às 14:26

O deputado Diego Sorgatto (DEM) apresentou, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que institui o Dia Estadual em Memória das Vítimas da Covid-19, a ser celebrado, anualmente, no dia 26 de março. A matéria, protocolada com o nº 3055/20, vai passar pela análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e, se aprovada, será deliberada pela comissão de mérito e pelo Plenário da Casa.

Em sua justificativa, o parlamentar lembra que a grave pandemia da covid-19, que avança sobre o Brasil, já vitimou inúmeros brasileiros, com previsão de levar a óbito ainda milhares de pessoas. Ele explica que o óbito precoce, nesses casos, está diretamente relacionado, muitas das vezes, com a necessidade de sair de casa para trabalhar, expondo a sociedade à pandemia.

“Dessa forma, cabe ao Estado prestar seu reconhecimento às vítimas que morreram contaminadas por uma das mais graves pandemias da história recente. A escolha da data 26 de março para ser o dia estadual em memória dos mortos em decorrência da covid-19, tem por embasamento a data da primeira morte em Goiás, provocada pelo novo coronavírus. Trata-se de uma senhora de sessenta e seis anos, técnica em enfermagem, residente e domiciliada no município de Luziânia, que tinha uma profunda admiração pela profissão que exercia na área da saúde, mulher íntegra, honesta e trabalhadora, dedicada ao bem, orientando e ajudando sempre, com generosidade, filhos, amigos, familiares e pacientes”, justifica.

De acordo com Diego Sorgatto, essas vítimas deixaram um legado como exemplo de perseverança, vontade e luta. “Com tristeza e saudade, nos lembraremos de cada vida perdida em virtude dessa pandemia avassaladora. Assim, suas memórias merecem reconhecimento e lembrança e com isso, espera-se a aprovação unânime dessa propositura pelo Plenário dessa Casa Legislativa”, afirma.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar