Ícone alego digital Ícone alego digital

Henrique Arantes quer instituir homenagem ao gênero do rock heavy metal

08 de Outubro de 2020 às 15:24

O deputado Henrique Arantes (MDB) apresentou o projeto de lei de nº 3975/20, que institui o Dia do Metal, a ser comemorado em 8 de junho, anualmente, em Goiás. Com a iniciativa, o parlamentar visa homenagear o gênero do rock denominado heavy metal, que se desenvolveu no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, em grande parte do Reino Unido e nos Estados Unidos.

“O heavy metal surge com um som mais massivo e encorpado, caracterizado com um timbre saturado e distorcido pelos amplificadores, pelas cordas graves da guitarra para a criação de riffs e pela exploração de sonoridade em tons menores, dando um ar sombrio às composições”, coloca Henrique Arantes em sua justificativa.

Segundo o emedebista, dentre as bandas de metal no mundo estão Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath, Motorhead, Judas Priest, Iron Maiden, Metallica, Megadeth, Anthrax, Pantera, dentre outras; e, no Brasil, de renome mundial estão o Sepultura e o Angra.

O parlamentar lembra que no dia 8 de junho de 2019 morreu o cantor paulista André Coelho Matos, vítima de uma parada cardíaca. “André completaria 48 anos no dia 14 de setembro. Ele que era um avesso a retorno com as bandas das quais outrora fizera parte, havia repensado seus conceitos, aceitando fazer uma turnê comemorativa com o Viper e com o Shaman", frisa Arantes.

Conta mais o deputado: “No dia em que soube da sua morte, o ex-companheiro de banda, Kiko Loureiro afirmou, em seu canal oficial do Youtube, que André estaria inclinado a realizar também uma turnê com a formação clássica do Angra. André Matos, ao longo de sua trajetória, foi vocalista das bandas Viper, Angra e Shaman. O artista é considerado por muitos como um dos melhores vocalistas de heavy metal do mundo, tendo vendido  milhões de cópias durante a sua carreira”.

E conclui: “Em seu currículo constam regência orquestral, composição musical, habilitação em canto lírico e em piano erudito. Foi eleito o 77º melhor cantor brasileiro de todos os tempos pela revista Rolling Stone Brasil. Assim, visando homenagear esse músico que levou o nome do Brasil para o mundo, nada mais justo que essa nobre homenagem”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.