Ícone alego digital Ícone alego digital

Humberto Teófilo propõe facilitar laudo médico que atesta o espectro autista

23 de Março de 2021 às 15:43

Foi apresentado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto nº4090/21, que dispõe sobre o prazo de validade do laudo médico pericial que atesta o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A propositura é do deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL).

A proposta tem a finalidade de tornar desnecessárias as exigências burocráticas relativas ao laudo pericial que atesta o TEA, facilitando a vida das famílias. Segundo o texto, o transtorno do espectro autista não é passageiro nem intermitente, mas acompanha a pessoa pelo resto de sua vida, mesmo que haja melhoras em seu desenvolvimento.

O parlamentar lembra que as escolas, empresas e órgãos públicos solicitam laudo atual toda vez que são procurados, mas, ele observa que, infelizmente, conseguir laudo atualizado demanda agendamento médico, perda de dia de trabalho, deslocamento e gastos.

"A intenção é facilitar a vida dos pais de crianças, jovens e adultos autistas quanto ao enfrentamento do cotidiano, como, por exemplo a matrícula em escolas e instituições de pessoas com deficiência, o recebimento de algum benefício ou a compra de um automóvel com desconto para pessoas com deficiência (PCD)", finaliza.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.