Ícone alego digital Ícone alego digital

Entenda as três mudanças contidas no texto original da PEC que revisa o Novo Regime Fiscal

01 de Junho de 2021 às 08:08

O texto original da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de nº 5487/21, que altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição do Estado de Goiás, deve provocar importantes mudanças na política e na economia de Goiás. Segundo o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), deputado Humberto Aidar (MDB), nesta terça-feira, 1º de junho, começa a contar o prazo de dez reuniões ordinárias para apresentação de emendas à matéria.

O objetivo da propositura é revisar o Novo Regime Fiscal (NRF), popularmente conhecido como Emenda do Teto de Gastos, instituído pela Emenda Constitucional nº 54, de 2 de junho de 2017. A revisão tem o objetivo de adequar o seu conteúdo à Lei Complementar Federal nº 178, de 13 de janeiro de 2021, e assim, cumprir as exigências para o ingresso do estado de Goiás no Regime de Recuperação Fiscal (RRF), já aprovado pelo Supremo Tribunal Federal por unanimidade.

De acordo com a proposta, fica instituído, a partir do exercício de 2022 e com vigência até 31 de dezembro de 2031, o Novo Regime Fiscal (NRF) do qual tratam os artigos 41 a 46 deste ADCT, ao qual se sujeitam o Poder Executivo, o Poder Legislativo, o Poder Judiciário, os Tribunais de Contas, o Ministério Público, a Defensoria Pública, as respectivas administrações diretas, os fundos, as autarquias, as fundações e as empresas estatais dependentes.

Nesse contexto, o art. 1º da PEC nº 5487/21 propõe a alteração dos artigos 40, 41 e 46 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição Estadual.

No artigo 40, o que muda são os prazos. A nova redação proposta no artigo 40 delimita a vigência do regime, a partir do exercício de 2022 até o final do exercício de 2031, com a abrangência dos três poderes estaduais, além dos Tribunais de Contas, do Ministério Público, da Defensoria Pública, dos órgãos da administração direta, dos fundos, das autarquias, das fundações e das empresas estatais dependentes. Ou seja, além de aumentar o prazo até 2031, a PEC não exclui nenhum dos três poderes  nem seus órgãos auxiliares.

Já a mudança no artigo 41 trata dos critérios para a delimitação do teto de gastos e define o índice oficial a ser aplicado para a correção dos valores que o limitarão. No parágrafo 1º são descritos os valores e as despesas a serem excepcionadas, ou seja, não incluídas na base de cálculo para apuração do teto do NRF. Os parágrafos 2º e 4º — ainda do artigo 41 — determinam que o Tribunal de Contas do Estado será o responsável pela confirmação do cumprimento do limite de gastos em cada exercício, por cada poder e órgão autônomo.

Já o parágrafo 5º (ainda do artigo 41) determina a inclusão de um anexo próprio, por carreiras e órgãos, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) anual, com a previsão da autorização específica e do respectivo impacto fiscal, para a realização de concursos públicos destinados à reposição de vacâncias, a concessão de evolução dos servidores nas carreiras ou qualquer outra vantagem ou aumento de remuneração, a criação de cargos, empregos ou funções, a alteração de estrutura de carreira e a admissão ou a contratação de pessoal a qualquer título.

Por fim, o artigo 46 aponta para outra mudança. O NRF determina, neste artigo 46, que só haverá evolução dos servidores na carreira uma vez por ano, limitada àquelas integrantes da Segurança Pública e Administração Penitenciária, da Saúde e da Educação. Conforme a PEC, para o exercício de 2021, “o Estado de Goiás deverá adotar as medidas necessárias com o objetivo de respeitar a limitação de despesa prevista na Lei Complementar Federal nº 156, de 28 de dezembro de 2016”. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.