Ícone alego digital Ícone alego digital

Fixação de limites para multas tributárias tem aval final do Plenário e vai à sanção

05 de Agosto de 2021 às 16:17

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, em segunda fase de votação, uma alteração no Código Tributário do Estado que é objeto de projeto de autoria dos parlamentares Helio de Sousa (PSDB) e Amauri Ribeiro (Patriota). A deliberação ocorreu durante a Ordem do Dia da sessão ordinária desta quinta-feira, 5.

A propositura, de nº 5189/21, teve aval dos deputados por 24 votos favoráveis. O objetivo da iniciativa é fixar um limite para o valor das multas tributárias, que consiste em, no máximo, o valor do tributo devido correspondente.

Trata-se de uma medida que visa estabelecer um critério justo, razoável e relativamente proporcional aos valores cobrados a título de multa tributária. “Sabe-se que as multas tributárias pelo descumprimento de obrigação acessória têm, sobretudo, uma natureza sancionatória. Com efeito, tais sanções não têm a finalidade de ressarcir ou indenizar o erário. Logo, não se justifica que sejam cobrados valores superiores ao valor do tributo devido referente à obrigação principal”, explicam os autores, na justificativa da propositura. 

Como o projeto foi aprovado pela Alego em segunda e definitiva fase de votação, ele segue, agora, para sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM). 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.