Assembleia sedia curso sobre sustentabilidade no setor público; capacitação é o 5º módulo do Projeto Virada Ambiental 2024

30 de Abril de 2024 às 18:30
Crédito: Denise Xavier
5° Módulo do curso de capacitação em sustentabilidade

A Escola do Legislativo, em parceria com a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e o Projeto Virada Ambiental, realizou, nesta terça-feira, 30, na Alego, o quinto módulo do curso Virada Ambiental 2024, com o tema "Sustentabilidade no Setor Público". As aulas foram destinadas a gestores municipais, servidores e para a sociedade civil em geral.

O curso aconteceu no auditório 2 da Alego e ofereceu aos participantes as bases teóricas e práticas para a implementação de iniciativas sustentáveis em órgãos públicos. O conteúdo programático incluiu tópicos como fundamentos da sustentabilidade, diagnóstico das ações, implementação de iniciativas sustentáveis e avaliação de impactos sociais e ambientais.

Este é o quinto módulo do curso, que já teve como tema, nas etapas passadas, legislação ambiental; licenciamento ambiental; outorga de água; questões climáticas e de resíduos no solo; e, agora, sustentabilidade no setor público.

A deputada Rosângela Rezende (Agir), que preside a Comissão de Meio Ambiente da Casa e é a idealizadora dos cursos, destaca a importância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável do Estado: "A gestão ambiental, ainda mais em um Estado como Goiás, é desafiadora. A gente quer que os profissionais que têm o poder de decisão nas mãos nos municípios estejam prontos para nos conduzir a um futuro mais sustentável”, disse a deputada Rosângela.

Ministrado pelo professor Denílson Teixeira, o curso teve o objetivo de capacitar os alunos e fazer com eles tenham a relação da base teórica e das diretrizes metodológicas relacionadas ao tema "Sustentabilidade no Setor Público", ou seja, que os participantes possam refletir sobre o compromisso com a transparência, responsabilidade e melhoria contínua em relação aos aspectos ambientais, sociais e econômicos no setor público.

Esse módulo foi dividido em duas etapas. No período matutino, a explanação se concentrou na parte teórica e, em um segundo momento, à tarde, os participantes foram convidados a executar uma atividade divididos em grupos.

Segundo o professor Denílson, a atividade teve o objetivo de trabalhar as atitudes e também o que cada grupo já proporciona ou colabora, em sua instituição, a partir do método Plano de Logística Sustentável (PLS). O método PLS tem a função de assegurar os objetivos das contratações públicas, além de estabelecer a estratégia das contratações e da logística no âmbito do órgão e entidade.

Virada Ambiental

O Programa Virada Ambiental propõe a formação e capacitação de servidores para aplicação na administração pública. O conteúdo programático inclui tópicos como fundamentos da sustentabilidade, diagnóstico das ações, implementação de iniciativas sustentáveis e avaliação de impactos sociais e ambientais.

Agência Assembleia de Notícias