Ícone alego digital Ícone alego digital

Bruno Peixoto defende proteção da tireoide contra radiação durante realização de exames

02 de Maio de 2022 às 17:23

O deputado Bruno Peixoto (União Brasil) é autor do processo nº 1710/22, que torna obrigatório a disponibilização, pelos hospitais, laboratórios, clínicas médicas e odontológicas da rede estadual de saúde pública e privada, do colar de proteção para pacientes como prevenção de radiação na tireoide durante a realização de exames. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação para análise do deputado Amilton Filho (MDB), relator do projeto. 

Bruno Peixoto afirma que os exames de imagem são importantes aliados em diferentes tipos de investigações diagnósticas, viabilizando que a equipe médica identifique mais rapidamente os problemas de saúde e indique o tratamento adequado. Peixoto ressalta, ainda, que a segurança é fundamental para problemas futuros e diz que a exposição radiológica é um risco que pode ser evitado tomando os cuidados protetivos.

“Uma das principais soluções para aumentar a segurança dos radiologistas e pacientes é o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPls), como aventais de chumbo, protetores de tireóide e óculos, sendo que o uso desses equipamentos proporciona uma proteção de 90% quando comparado ao não uso deles. É comum na realização de exames com emissão de radiação colocarem no paciente só o avental, não preocupando com o colar em torno do pescoço”, afirma, destacando que devido a importância e sensibilidade da glândula tireóide à radiacão, é fundamental que os radiologistas usem o equipamento específico.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.