Ícone alego digital Ícone alego digital

Matéria quer alterar nome de Aparecida de Goiânia recebe parecer favorável da CCJ

10 de Maio de 2022 às 09:18

O deputado Paulo Cezar Martins (MDB) apresentou, recentemente, na Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 1950/22, que pretende alterar o nome do município de Aparecida de Goiânia, criado pela Lei nº 4.927, de 14 de novembro de 1963, para Aparecida. A matéria recebeu parecer favorável do relator, deputado Francisco Oliveira (MDB), que apresentou um substitutivo apenas com o intuito de melhor adequar a redação da proposta. O processo encontra-se com vista para o deputado Humberto Teófilo (Patriota).

Primeiramente, na matéria, o parlamentar lembra que o povoado que deu origem ao município de Aparecida de Goiânia surgiu em maio de 1922, através de uma doação de terras realizada por um grupo de fazendeiros à Igreja Católica, cuja área pertencia ao município de Pouso Alto, atual Piracanjuba.

Nesse contexto,  a unidade territorial foi crescendo e se transformou em vila e, posteriormente, em Distrito, que já possuiu vários nomes, como Aparecida, Vila Aparecida de Goiás, Distrito de Goialândia, Distrito de Aparecida.

Contudo, prossegue, em novembro de 1963, com sua emancipação política, recebeu o nome de: Aparecida de Goiânia. “Não obstante, esse último nome não é consenso entre os moradores do município, visto que proporciona uma identificação com Goiânia, impedindo a cidade de Aparecida de ter sua própria identidade”, escreve Paulo Cezar.

O deputado reforça, ainda, que é imprescindível que, antes da aprovação dessa matéria, seja realizado um plebiscito com a população, a fim de debaterem sobre a alteração em questão. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.