Ícone alego digital Ícone alego digital

Governador veta parcialmente matéria que garantia aposentadoria especial a servidores da Seduc

04 de Maio de 2022 às 12:12

Foi protocolado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) a propositura nº 2036/22, de autoria do Poder Executivo, que veta parcialmente o autógrafo de nº 4, de 13 de abril de 2022, que alterava as leis complementares nº 161, de 30 de dezembro de 2020 e nº 133, de 1º de novembro de 2017, que tratavam, respectivamente, de alterações na Previdência Social e normas para execução orçamentária objetivando contemplar servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O governador decidiu vetar o trecho que incluía a coordenação regional de educação como funções de magistério, de modo a garantir aposentadoria especial. Entretanto, após consultar a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Caiado entendeu que o projeto conflitava com a Constituição Federal. A PGE indicou que o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que funções burocráticas e atividades exercidas sem necessidade de experiência docente não podem ser consideradas funções de magistério, restringindo-se, apenas, para professores que exerçam suas carreiras em unidades de ensino básico.

A PGE salientou, ainda, que a propositura abria espaço para inclusão de mais servidores e apontou que a nomenclatura “coordenação regional de educação” segundo a secretária da Seduc, Aparecida de Fátima, não faz referência ao cargo, mas ao local de lotação do servidor. Além disso, a Procuradoria também concluiu que a matéria aumentaria as despesas com a Previdência Social e ressaltou que o texto não incluía adequações orçamentárias.

A matéria será encaminhada para análise da Comissão Mista, onde será distribuída para relatoria parlamentar.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.