Ícone alego digital Ícone alego digital

Sessão desta quinta-feira

05 de Maio de 2022 às 17:45
Crédito: Valdir Araújo
Sessão desta quinta-feira
Sessão ordinária híbrida
A pauta da última sessão ordinária da semana priorizou projetos de lei dos deputados. Foram aprovadas oito matérias, sendo que cinco receberam aval definitivo em 2ª fase de votação, e os outros três, em 1ª.

O Plenário da Alego encerrou, nesta tarde, 5, os trabalhos legislativos da semana com a aprovação de oito projetos de lei, todos assinados por parlamentares da Casa. Destes, cinco receberam aval definitivo, em segunda fase de votação, e os outros três em primeira. 

Dentre os que seguem para a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB), destaque para os projetos nº 5894/20 e nº 8547/21. O primeiro é de autoria do deputado Coronel Adailton (PRTB) e o segundo de Karlos Cabral (PSB). As matérias defendem benefícios em prol da cena cultural goiana, versando, respectivamente, sobre a política de incentivo ao turismo religioso e a instituição do Dia da Música Sertaneja no estado, esta última a ser celebrada no dia 22 de julho. A data lembra o aniversário da cantora Marília Mendonça, que faleceu em 5 novembro do ano passado. Ambas foram aprovadas, por unanimidade, com 21 votos favoráveis.

Já dentre os que seguem para a segunda fase, destaque para o projetos nº 7632/21, do deputado Cairo Salim (PSD). A matéria, que tem como apensado o 7879/21, do Delegado Humberto Teófilo (Patriota), visa derrubar a obrigatoriedade da exigência do cartão de vacinação contra a covid-19, conforme determinação dada pelas autoridades de saúde para acesso a locais públicos e privados no estado.

Como a possibilidade de discussão havia sido encerrada na sessão anterior, a pauta, que abriu as deliberações da Ordem do Dia, foi alvo de defesas por parte de vários parlamentares durante o Pequeno Expediente. No placar eletrônico da votação, foram registrados 20 votos favoráveis e três manifestações contrárias, dadas por Delegada Adriana Accorsi (PT), Antônio Gomide (PT) e Alysson Lima (PSB).

Também foram destaque nas aprovações, em primeira fase, os processos nº 5697/20 e nº 6502/21, assinados, respectivamente, pelos deputados Virmondes Cruvinel (UB) e Antônio Gomide (PT). Ambas foram aprovadas, por unanimidade, com 21 votos favoráveis. O primeiro projeto dispõe sobre a criação do Fórum Permanente do Setor de Mineração do estado de Goiás. Já o segundo cria a campanha de conscientização e estímulo à Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, denominada Mês Verde

Segundo justificativa do autor, a matéria visa desenvolver o entendimento da população acerca da importância da conservação dos ecossistemas e do necessário controle da poluição. A campanha deverá ocorrer no mês de junho e será promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado, em parceria com instituições de ensino, empresas públicas e privadas e entidades da sociedade civil.

A 25ª sessão ordinária híbrida do ano foi aberta, interinamente, pelo deputado Helio de Sousa (PSDB) e encerrada pelo presidente Lissauer Vieira (PSD). Os trabalhos desta quinta-feira foram conduzidos diretamente do plenário Iris Rezende, no palácio Maguito Vilela. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.