Ícone alego digital Ícone alego digital

Plenário garante a produtores a remissão tributária

10 de Maio de 2022 às 16:50

Em votação secreta, os deputados votaram, nesta tarde, o processo 1837/22 pelo placar de 23 votos a 3. Com essa votação, 50 mil produtores rurais terão anistia de multas relativas às Guias de Transporte Animal. A proposta oriunda do projeto nº 1301/22, de autoria do deputado Amauri Ribeiro (UB), objetiva conceder remissão para os créditos tributários e não tributários da Receita Estadual e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), inscritos ou não inscritos, ajuizados ou não ajuizados, cujos fatos geradores tenham ocorrido até a data de publicação da pretendida lei, independentemente do valor, decorridos do transporte de gado bovino desacompanhado de nota fiscal, embora acompanhado de Guia de Trânsito Animal (GTA).

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Estado da Economia recomendaram o veto e alegaram que a propositura, caso fosse aprovada, implicaria concessão de benefício fiscal fora dos parâmetros constitucionais e legais vigentes. Os órgãos alegam que nos termos da Lei Complementar Federal nº 24, de 7 de janeiro de 1975, os benefícios, os incentivos e os favores fiscais ou financeiro fiscais relativos ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), serão concedidos ou revogados conforme os convênios celebrados e ratificados pelos estados e pelo Distrito Federal no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.