Para minimizar os riscos da internet, KGL propõe cursos de informática a idosos
Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei n° 10161/22, de autoria do deputado Chico KGL (UB), que autoriza o Executivo a oferecer cursos gratuitos de informática visando a inclusão digital de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
De acordo com o texto, a grade dos cursos será composta, dentre outras coisas, por dicas de uso de smartphones e de segurança digital, para a proteção contra golpes financeiros, amorosos e furto de dados, por exemplo.
Para viabilziar a concessão desses cursos, o projeto garante ao Governo o direito de firmar parcerias com a sociedade civil, bem como empresas privadas. Segundo o autor da matéria, atualmente, grande parte da comunicação e prestação de serviços ocorre virtualmente, sendo que conhecimentos básicos sobre internet passaram a ser indispensáveis.
"Além de proporcionar acesso à informação e a algumas facilidades cotidianas, o ambiente digital também contribui com a socialização e autonomia dos usuários, fazendo-se especialmente importante para os idosos. Embora o acesso à internet seja indubitavelmente um fator de melhoria da qualidade de vida, é, também, fonte de preocupação em razão dos riscos que pode oferecer quando há desconhecimento sobre o uso correto e seguro", argumenta o autor da proposta.
A matéria protocolada por KGL será direcionada agora à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para disegnação de um deputado relator.