Ícone alego digital Ícone alego digital

Projetos de deputados são aprovados na sessão desta 3ª feira, 14

14 de Junho de 2022 às 17:53
Crédito: Denise Xavier
Projetos de deputados são aprovados na sessão desta 3ª feira, 14
Sessão Ordinária híbrido
Na primeira sessão ordinária da semana, os deputados aprovaram três matérias, todas de iniciativa parlamentar. Um quarto projeto, colocado em votação, foi emendado em Plenário e volta agora para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Trata-se da proposta que altera a lei que institui a Política Estadual de Prevenção à Violência Obstétrica no Estado de Goiás. O objetivo é garantir que gestantes com deficiência sejam devidamente assistidas por profissional qualificado.

Dando início aos trabalhos legislativos da semana, o Plenário da Alego aprovou, em definitivo, na 40ª sessão ordinária híbrida, realizada nesta terça-feira, 14, três processos em tramitação. As matérias, todas assinadas por parlamentares da Casa e seguem, agora, para sanção do governador Ronaldo Caiado (UB). 

Na reunião, que foi comandada pelo presidente interino, o deputado Gustavo Sebba (PSDB), também houve a validação de requerimento de urgência e preferência, antecipando o encontro regimental de amanhã, quarta-feira, 15. A sessão foi transferida para o período matutino, com início agendado para as 9 horas. 

Durante Ordem do Dia, foi posto em apreciação, em primeira fase, o projeto 1323/20, do deputado Delegado Eduardo Prado (PL). Após sofrer emenda por iniciativa do deputado Helio de Sousa (PSDB), a matéria foi reencaminhada à pauta de deliberações da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). A propositura altera a lei que institui a Política Estadual de Prevenção à Violência Obstétrica no Estado de Goiás. O objetivo é garantir que gestantes com deficiência sejam devidamente assistidas por profissional qualificado.

Aprovados em segunda fase

Dentre as matérias que receberam, por unanimidade, o sinal verde do Plenário, estavam os processos 1689/22, de Francisco Oliveira (MDB); 1309/22, do Delegado Eduardo Prado(PL) ; e 7514/21, do presidente Lissauer Vieira (PSD). No placar eletrônico, foram registrados 21, 22 e 21 votos, respectivamente. 

A primeira matéria citada visa declarar de utilidade pública a Associação Esportiva Vôlei Pró, de Rio Verde. A segunda, a concessão de Título de Cidadania Goiana ao mineiro Bernardo Cavalcanti, pelos serviços de advocacia pública prestados em vários municípios do estado. Já a terceira propõe batizar de Janielly Regina do Nascimento Souza o Hemocentro de Rio Verde. 

A denominação atende solicitação feita por parentes da homenageada. Ela faleceu em agosto de 2020, após 10 meses de batalha contra o câncer. Na ocasião, campanha para arrecadação de sangue feita por familiares e amigos nas redes sociais mobilizou, em plena pandemia, filas de doadores no município. 

“Sua História ficou muito conhecida na cidade, principalmente pela força que transmitia a todos. Mesmo doente fez questão de orar pelas pessoas em situações difíceis como a sua, não mediu esforços para auxiliar seu próximo”, defendeu o autor da matéria, em justificativa anexa ao projeto.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.