Ícone alego digital Ícone alego digital

Henrique Arantes propõe política de fomento à cutelaria artesanal em Goiás

22 de Junho de 2022 às 10:31

O deputado Henrique Arantes (MDB) apresentou nesta semana, o projeto de lei nº 10196/22, no qual propõe instituir as diretrizes para a Política Pública de Fomento à Cutelaria Artesanal no Estado de Goiás.

O parlamentar explica que a finalidade é de coordenar e desenvolver atividades que visem a valorização do cuteleiro em Goiás, elevando seu nível cultural, profissional, social e econômico, bem como desenvolver e promover a cutelaria como instrumento de trabalho e empreendedorismo.

Cutelaria é definido como o ofício dos artesãos, que fabricam instrumentos de lâminas de aço, como facas, facões, espadas, adagas, punhais, machados e navalhas, ou seja, ferramentas com lâmina afiada para corte. 

No teor da matéria fica definido que a política proposta será pautada pelas diretrizes:

I – Capacitação dos artesãos e cuteleiros, por meio de cursos, oficinas, seminários e demais ações educativas que os auxiliem no aprimoramento do trabalho artesanal;

II –Realização de feiras e exposições que visem a produção e comercialização de produtos da cutelaria artesanal;

III –Integração de iniciativas relacionadas à cutelaria artesanal e à troca de experiências e aprimoramento de gestão de processos e produtos artesanais.

Henrique Arantes escreve na sua justificativa que a faca artesanal é uma obra de arte, feita de produção manual, personalizada, onde o cuteleiro nela expressa a sua dimensão artística, tendo como fonte as nossas tradições culturais.

“Importante acrescentar que a presente proposta se alinha ao desejo do poder público de valorizar e desenvolver a cultura local, dar prioridade às demandas da sociedade por ampliação do mercado de trabalho e, ainda, ao preservar os interesses gerais e coletivos, tudo conforme disposto na Lei Orgânica do município de Goiânia”, explica o parlamentar.

A matéria será encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, para distribuição à relatoria de um parlamentar.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.