Ícone alego digital Ícone alego digital

CCJ se reúne hoje, com 11 processos para deliberação e votação. Dr. Antonio vai comandar o encontro a partir das 14h

21 de Junho de 2022 às 07:40
Crédito: Hellenn Reis
CCJ se reúne hoje, com 11 processos para deliberação e votação. Dr. Antonio vai comandar o encontro a partir das 14h
Comissão Mista híbrida

Os parlamentares integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Redação do Legislativo de Goiás se reúnem nesta terça-feira, 21, sob a coordenação do presidente do colegiado, deputado Dr. Antonio (UB). Na pauta do encontro, que terá início às 14 horas, 11 processos habilitados à deliberação e votação. Dentre eles, dez com parecer pela aprovação e um pela rejeição, além de outras 15 matérias aptas à distribuição, sendo sete de autoria parlamentar e oito vetos oriundos da Governadoria. 

A reunião poderá ser acompanhada pela população e imprensa em geral pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial da Assembleia Legislativa (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

A proposta de instituir o selo "Livre de Crueldade" como forma de certificação oficial aos produtos e marcas que não realizem testes em animais, com parecer favorável. A matéria é objeto do processo nº 2114/22De autoria do deputado Bruno Peixoto (UB), o objetivo é promover o bem-estar animal por meio do combate à realização de testes de produtos nos animais. “As modernas teorias vêm ressaltando a importância da valorização do bem-estar animal, para que possam ter dignidade em suas vidas.”

Peixoto argumenta que a luta pelo bem-estar animal tortnou-se um imperativo na sociedade moderna, daí a razão das crescentes pautas reivindicatórias e movimentos em prol da proteção e da defesa animal. "É inadmissível que a sociedade seja conivente com qualquer prática que não corrobore no sentido de promover o bem-estar animal”, salienta. 

Por fim, o parlamentar assinala que, em declaração para a imprensa nacional, o médico veterinário Marcelo Weinstein Teixeira, membro da Comissão de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), ressalta a importância de se instituir um selo oficial para marcas de cosméticos que não realizam testes em animais.

Teletrabalho

A proposta de instituir o teletrabalho ou home office para servidores públicos de órgãos da administração direta ou indireta, autarquias e fundações tem parecer favorável da relatoria. De autoria do deputado Talles Barreto (UB), no texto do processo nº 10075/22, o parlamentar assinala que a necessidade de readaptação das rotinas de trabalho em decorrência da pandemia de covid-19 demonstrou que as atividades realizadas de forma remota, com auxílio de tecnologia, surpreendentemente apresentaram resultados positivos, em diferentes ramos de atuação. 

Para Barreto, a experiência possibilitou a constatação de inúmeros tipos de trabalho, nas mais diversas funções e atividades que poderiam ser realizados à distância, de forma remota, “mantendo a eficácia e qualidade dos serviços, bem como, diminuindo os custos operacionais”, reitera.

Lista completa dos processos

Favorável 

Processo nº 2149/20 – Ex-deputado Diego Sorgatto – Dispõe sobre o impedimento e a extinção de contratos administrativos, benefícios fiscais e também a cassação da Inscrição do Cadastro de Contribuintes do Estado de Goiás (CCE), para empresas que adquirirem produtos de origem ilícita ou sem a respectiva nota fiscal. Relatado pelo deputado Wilde Cambão pela aprovação da emenda do deputado Delegado Eduardo Prado.

Processo nº 1069/22 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Declara de utilidade pública a Associação Cultural Renascer, com sede em Goiânia. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 2114/22 – Deputado Bruno Peixoto – Institui o selo "Livre de Crueldade" como forma de certificação oficial aos produtos e marcas que não realizem testes em animais. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira.

Processo nº 2119/22 – Deputado Wilde Cambão – Declara de utilidade pública a Associação de Capoeira do Valparaíso (Asscav), com sede naquele município. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira pela diligência.

Processo nº 2150/22 – Deputado Paulo Cezar Martins – Altera a Lei n° 16.445, de 31 de dezembro de 2008, que institui a Campanha Estadual de Conscientização do Câncer Infantil. Relatado pelo deputado Charles Bento.

Processo nº 10024/22 – Deputado Virmondes Cruvinel e outros – Concede Título de Cidadania a Glauco Henrique Matwijkow de Freitas. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira.

Processo nº 10031/22 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Institui o Dia Estadual do Vigilante. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 10036/22 – Deputado Paulo Cezar Martins – Altera a Lei n° 20.638, de 14 de novembro de 2019, que institui o Estatuto da Inclusão Social e Econômica das Pessoas com Deficiência. a fim de criar canal para que estas possam informar suas maiores dificuldades e necessidades específicas, visando melhorias na acessibilidade nos ambientes públicos e privados em Goiás. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 10075/22 – Deputado Talles Barreto – Institui o teletrabalho ou home office para servidores públicos de órgãos da administração direta ou indireta, autarquias e fundações. Relatado pelo deputado Virmondes Cruvinel.

Processo nº 10077/22 – Deputado Delegado Eduardo Prado e outros – Concede Título de Cidadania a Carlos Augusto Vasconcelos de Andrade. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Contrário

Processo nº 2159/22 – Deputado Rafael Gouveia – Altera a Lei n° 18.052, de 24 de junho de 2013, que dispõe sobre a criação de delegacias especializadas no Atendimento à Mulher (Deam), nas áreas de jurisdição das delegacias regionais de Polícia. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira.

Distribuição 

Processo nº 10136/22 – Deputado Cairo Salim e outros – Concede Título de Cidadania a Davi Vieira Passamani.

Processo nº 10137/22 – Deputado Cairo Salim e outros – Concede Título de Cidadania a Giovanna Almeida Lovaglio.

Processo nº 10141/22 – Deputado Major Araújo – Dispõe sobre convocação de alunos dos diversos cursos e estágios no âmbito da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), durante expediente para participar de eventos políticos.

Processo nº 10144/22 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Acrescenta inciso ao art. 2° da' lei n° 18.807, de 9 de abril de 2015 que institui a Política Estadual de Acolhimento e Assistência à Mulher Vítima de Violência.

Processo nº 10146/22 – Deputado Thiago Albernaz – Declara de utilidade pública a Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Goiás (Acetego), com sede em Goiânia.

Processo nº 10147/22 – Deputado Julio Pina – Declara de utilidade pública a Associação Cultural Quadrilha Junina Arrasta Pé, com sede no município de Senador Canedo.

Processo nº 10148/22 – Deputado Delegado Humberto Teófilo – Declara de utilidade pública a Associação Esportiva Rocha Combat, com sede no município de Goianira.

Processo nº 10149/22 – Deputado Delegado Humberto Teófilo – Altera a Lei Complementar n° 26, de 28 de dezembro de 1998.

Vetos

Processo nº 10182/22 – Veto integral da Governadoria ao  autógrafo de lei nº 214, de 20 de abril de 2022, de autoria da deputada Lêda Borges, que obriga as empresas de planos de saúde a autorizarem, quando o paciente for idoso, todos os exames que exijam análise prévia, em um prazo máximo de vinte e quatro horas.

Processo nº 10183/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 216, de 20 de abril de 2022, de autoria do deputado licenciado Iso Moreira – Normatiza o conhecimento sobre a biografia das personalidades que nomeiam as escolas pela comunidade escolar.

Processo nº 10184/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 226, de 20 de abril de 2022, de autoria do deputado Amauri Ribeiro, que proíbe a cobrança de taxa de leitura individualizada por fornecedores de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

Processo nº 10185/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 211, de 20 de abril de 2022, de autoria do deputado Gustavo Sebba. O texto visa tornar obrigatório o fornecimento de alimentação para  acompanhantes de parturientes, crianças e idosos, em hospitais públicos e privados.

Processo nº 10186/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 220, de 20 de abril de 2022, de autoria do deputado Henrique César, que dispõe sobre o direito subjetivo da pessoa em situação de alto risco receber atendimento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública ou privada. 

Processo nº 10187/22 – Veto integral da Governadoria  ao autógrafo de lei nº 221, de 20 de abril de 2022, de autoria do deputado Henrique Arantes, que torna obrigatória a disponibilização de aplicativo de denúncia de casos de assédio sexual para dispositivo móvel.

Processo nº 10188/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 225, de 20 de abril de 2022, de autoria do deputado Bruno Peixoto. A proposta visa proibir a queima de pneus sem a utilização de sistemas de filtragem eficazes.

Processo nº 10189/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 219, de 20 de abril de 2022, de autoria do deputado Paulo Trabalho, que torna obrigatória a disponibilização de um serviço de alerta, com a instalação de uma linha telefônica específica para o recebimento de denúncias de crimes e de atos de violência que estejam acontecendo ou na iminência de ocorrer no ambiente escolar.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.