Ícone alego digital Ícone alego digital

Atividade essencial

15 de Julho de 2022 às 09:39
Atividade essencial
Desde o pequeno produtor até o maior dos pecuaristas, data celebra o trabalho do profissional que exerce a atividade, que é considerada fundamental para a garantia da segurança alimentar.

Nesta sexta-feira, 15, é celebrado o Dia do Pecuarista, atividade considerada fundamental para a produção de alimentos e, consequentemente, a garantia da segurança alimentar. O profissional dessa área é responsável pela criação de bovinos, suínos, aves, peixes, equídeos, ovinos, abelhas, além de outros ramos que são provenientes da atividade.

Membro da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado Wagner Neto (PRTB) ressaltou a importância dessa data comemorativa, que faz parte do calendário anual do nosso País. “Precisamos desenvolver eventos que fortaleçam e debatam as demandas já existentes, para que possamos realizar os avanços necessários e alavancar esse setor tão importante para o nosso estado”, disse.

O parlamentar destacou, ainda, que uma das mudanças que precisam ser realizadas é no preço do litro de leite, para que o mesmo seja definido antecipadamente. “Atualmente, o produtor entrega o produto antes de saber o preço que ele irá receber”, afirmou. Wagner Neto disse também, que se faz necessária, a implantação de políticas para o fortalecimento do potencial de exportação pecuário. “Precisamos de um trabalho de vigilância sério, que auxilie os produtores de forma correta, para a comercialização internacional, e, fazer, assim, com que haja crescimento econômico em Goiás”, afirmou.

O deputado também frisou os grandes potenciais da pecuária em Goiás. “Temos uma vocação natural para a pecuária de corte e de leite, que tem grande influência sobre o produto interno bruto de Goiás. Somos o maior estado em confinamento de gado do País, e, com isso, temos uma cadeia de pessoas que trabalham no manejo, na comercialização e na exportação, o que torna a pecuária fundamental para o desenvolvimento do nosso estado”, concluiu.

Proposituras

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Alego é presidida pelo deputado Amauri Ribeiro (UB). Neste semestre, importantes matérias foram apresentadas pelos parlamentares da Casa, para fomentar o desenvolvimento da área em Goiás.

O deputado Bruno Peixoto (UB) apresentou o projeto nº 1708/22, com o objetivo de instituir a Política Estadual de Incentivo à Ovinocaprinocultura no estado, promover o aumento da escala, a padronização da produção, a regularidade do fornecimento e o estímulo ao beneficiamento da melhoria da qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor. O projeto está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

De autoria do deputado Lucas Calil (MDB), o projeto de nº 10.249/22 tem como intuito, declarar como patrimônio cultural imaterial a exposição agropecuária e industrial do município de Ipameri. Em sua justificativa, o parlamentar destacou que a ExpoIpameri é uma festividade popular tradicional, realizada pelo Sindicato Rural de Ipameri, o primeiro sindicato registrado em Goiás. A propositura tramita na CCJ da Alego e foi distribuída para relatoria do deputado Wilde Cambão (PSD).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.