Ícone alego digital Ícone alego digital

Lissauer Vieira quer promover o desenvolvimento do cooperativismo em Goiás

02 de Agosto de 2022 às 08:29

Aguarda a segunda e definitiva votação o projeto de lei nº 0901/22, que tem por objetivo promover o avanço do sistema de cooperativas em Goiás. De autoria do deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSD), a propositura altera a Lei n°. 15.109, de 02 de fevereiro de 2005, a Lei n°. 18.364, de 10 de janeiro de 2014, e a Lei 20.787, de 03 de junho de 2020. 

O parlamentar espera que essas mudanças possam criar um nova ordem no sistema de cooperativas em Goiás, estimulando a concessão de incentivos fiscais e financeiros e, ainda, a tomada de crédito. Outra possibilidade é inaugurar a participação das sociedades cooperativistas em processos licitatórios e, por último, trabalhar a isenção do ICMS para essa categoria.

Em sua justificativa, o deputado sustenta que “o projeto estabelece as diretrizes e os objetivos para o cooperativismo, com um conjunto de diretrizes e regras voltadas para o incentivo à atividade cooperativista e ao seu desenvolvimento no estado de Goiás”. Segundo ele, a lei tem finalidade de criar um conjunto de atividades que serão exercidas por iniciativas públicas e privadas, trazendo benefícios diretos ou indiretos, para todos do setor cooperativista nos desenvolvimentos sociais, econômicos e culturais.

O projeto de lei prevê, ainda, a criação de instrumentos e mecanismos que estimulem o contínuo crescimento das atividades cooperativistas no estado de Goiás, com apoio técnico e operacional, buscando, inclusive, parceria e a criação da Semana do Cooperativismo.

Se obter o aval final do Plenário, o que deve acontecer nas primeiras sessões após o recesso parlamentar, em agosto, o projeto de lei estará apto à sanção do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.