Ícone alego digital Ícone alego digital

133 anos da poetisa

15 de Agosto de 2022 às 10:27
133 anos da poetisa
Alego inaugura Espaço Cora Coralina com exposição dedicada à troca de correspondências que marcou a amizade da poetisa com Carlos Drummond de Andrade. A abertura da mostra será na 4ª-feira, 17.

Na semana que antecede o aniversário de Cora Coralina, celebrado em 20 de agosto, a Alego abre oficialmente o Espaço Cora Coralina, “sou Paranaíba pra cá” em homenagem aos 133 anos de nascimento da poetisa. O espaço inclui canto de leitura, reproduções de manuscritos e a exposição "Nunca te vi, sempre te amei", promovida pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). A mostra será aberta na qurta-feira, 17, no Palácio Maguito Vilela, e a visitação segue aberta até o dia 26.  

Idealizada pela FCRB, instituição pública ligada à Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, a exposição "Nunca te vi, sempre te amei" é dedicada à troca de correspondências que marcou a amizade entre Cora Coralina e Carlos Drummond de Andrade. A poetisa goiana e o poeta mineiro se admiravam, mas não tiveram a oportunidade de se conhecer pessoalmente: essa admiração ficou eternizada nas cartas que eles trocaram. A exposição foi realizada em agosto de 2021 na sede da fundação, no Rio de Janeiro, e agora chega a Goiás por meio de uma parceria com a Alego. 

Programação especial

Para a semana de abertura do espaço, de 17 a 19 de agosto, uma programação especial foi preparada  para atender alunos da rede estadual de educação: serão palestras, exibições de filme e peça teatral para estudantes do ensino médio. O cronograma das atividades inclui, no dia 17, um seminário sobre a obra da  poetisa com a presença de Marlene Vellasco, diretora do Museu Casa de Cora, e Goiandira Ortiz, professora da Faculdade de Letras da UFG.

A companhia teatral Matula Cênica, de Anápolis, também participará com a encenação da peça "Sobre figos e folhas" e, à tarde, será a vez da doutora em Estudos Literários e professora da UEG Maria Aparecida Barros realizar a roda de conversa intitulada "A cidade na poética de Cora".

Nos dias 18 e 19 a programação reúne nomes como o da escritora Rita Elisa Sêda, autora da biografia "Raízes de Aninha", e do cineasta Renato Barbieri, que assina o roteiro e direção do documentário "Cora Coralina, Todas as Vidas". As visitas dos estudantes continuam na semana seguinte, dos dias 22 a 26 de agosto: uma parceria entre a Alego e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria Regional de Goiânia, vai garantir a participação de cerca de mil alunos (incluindo estudantes do turno noturno, como do EJA), ao longo dos nove dias de funcionamento do Espaço.

Cultura e pertencimento  

Concebido pela seção de Atividades Culturais, o Espaço Cora Coralina, “sou Paranaíba pra cá” tem  como principais objetivos incentivar a leitura, valorizar a produção literária goiana, bem como garantir o acesso da população a atividades culturais gratuitas. A ideia se insere em uma proposta mais ampla, que considera a importância desse tipo de atividade para a construção e fortalecimento do senso de pertencimento social às atividades e ao espaço institucional do Parlamento.  

Além da vivência do espaço pelos visitantes, a deção tem como propósito, especialmente no caso  dos estudantes, estimular o aproveitamento multidisciplinar do conteúdo em sala de aula, por isso a parceria com a Seduc. Afinal, assim como Cora, a Assembleia Legislativa acredita “nos jovens à procura de caminhos novos/ abrindo espaços largos na vida”.  

Espaço Cora Coralina, “sou Paranaíba pra cá”

Aberto à visitação de 17 a 26 de agosto de 2022 
De 9h às 19h 
Palácio Maguito Vilela, Park Lozandes

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.