Inclusão da campanha “Outubro Rosa” nas escolas é aprovada em 2ª fase
Foram aprovadas matérias parlamentares, em segunda fase, durante a Ordem do Dia, da sessão ordinária híbrida que ocorre na manhã desta quarta-feira, 17.
Foi aprovado, em segunda votação, o projeto de lei nº 1116/22, que promove adequação na Lei nº 20.290, de 20 de setembro de 2018, que institui a campanha de prevenção ao câncer de mama denominada mundialmente de "Outubro Rosa”. Na prática, a matéria estende a campanha “Outubro Rosa” para as escolas no estado de Goiás. A proposta é do deputado Paulo Cezar Martins (PL).
Ao justificar a sua iniciativa parlamentar, Paulo Cezar lembra que o câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres no mundo. De acordo com o Observatório Global do Câncer (tradução literal de Global Cancer Observatory - GCO), em 2020, 2,26 milhões de novos casos registrados da doença oncológica foram do câncer de mama, responsável pela marca de 11,7% do total de casos.
“Mesmo que a incidência do câncer de mama seja maior, a taxa de mortalidade é menos preocupante, sobretudo quando há o diagnóstico precoce da doença. A mamografia é o principal recurso para diagnóstico precoce, pois é capaz de identificar nódulos. Neste contexto, quanto mais rápido o diagnóstico do câncer de mama, menores são as chances de comprometimento em outros órgãos, e maior a possibilidade de cura", ressalta o deputado.
Municipalização
Além disso, também foi aprovado, em segunda votação, o projeto de lei nº 1942/22, que autoriza a municipalização do trecho rodoviário de Rio Verde. A matéria, de autoria do presidente Lissauer Vieira (PSD), tem o objetivo de autorizar o Poder Executivo a passar àquele município o trecho de 4 km da Rodovia GO-174, com início no trevo da BR-060, sentido ao município de Aparecida de Rio Doce.