Ícone alego digital Ícone alego digital

Alunos do Colégio Estadual Agenor Cardoso visitam exposição em homenagem a Cora Coralina na Alego

19 de Agosto de 2022 às 15:42

A exposição “Cora Coralina: sou Paranaíba pra cá”, realizada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) até o próximo dia 26, recebeu, na tarde desta sexta-feira, 19, alunos do Colégio Estadual Agenor Cardoso. Cerca de 70 estudantes do 8º ano puderam prestigiar a mostra, assistir ao filme “Cora Coralina, todas as vidas”, e, ainda, participar de palestra, via videoconferência, com a escritora Rita Elisa Sêda, autora do livro "Raízes de Aninha", que inspirou o documentário exibido na Casa de Leis.

O evento marca a celebração do aniversário de 133 anos da poetisa goiana e foi idealizado pela seção de Atividades Culturais da Alego em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Por este motivo, tem como público alvo os alunos da rede estadual, em especial os jovens do ensino médio. Entretanto, qualquer visitante pode contemplar a exibição, que está aberta das 9 horas às 19 horas.

“A gente quer promover cultura e a gente entende que essa é uma forma de trazer os jovens para, também, conhecer a Assembleia Legislativa de Goiás. Esse pertencimento ao Legislativo e à atividade política passa pela presença física, que é atraída por momentos como estes”, enfatiza Gabriella Gouvêa, servidora da Casa e responsável pela exposição.

Coordenadora de turno da instituição, Luanna Castro salienta se tratar de um momento único que contribuirá para o aprendizado dos alunos, que tiveram a oportunidade de visitar o espaço. “Não tenho dúvida de que os meninos vão tirar muito proveito disso. Aprendizado é sempre bem vindo tanto para nós, gestores, quanto para os alunos e tivemos, aqui, um aprendizado geral com a oportunidade de conhecer a história da Cora e, também, da Assembleia Legislativa, sendo possível entender um pouco dos lados culturais e políticos goianos”, pontuou a profissional.

Durante o período noturno, outra turma da instituição irá comparecer ao prédio da nova sede da Assembleia Legislativa para também contemplar a mostra e assistir ao filme. A expectativa, de acordo Gabriella Gouvêa, é que a mostra receba diariamente mais de 160 alunos da rede pública estadual.

“Nunca te vi, sempre te amei”

A mostra em homenagem à Cora Coralina, montada no saguão do Palácio Maguito Vilela, inclui canto de leitura, reproduções de manuscritos e objetos da poetisa, hoje expostos no Museu Casa de Cora, localizado na cidade de Goiás. O objetivo é incentivar a leitura, valorizar a produção literária goiana, bem como garantir o acesso da população a atividades culturais gratuitas. 

Idealizada pela Fundacão Casa Rui Barbosa, instituição pública ligada à Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, a exposição foi realizada em agosto de 2021 na sede da fundação, no Rio de Janeiro e chegou, agora, a Goiás por meio de uma parceria com a Alego. 

Batizada por Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, Cora Coralina nasceu em 20 de agosto de 1889, na Casa Velha da Ponte, em Goiás, e faleceu em 10 de abril de 1985, aos 95 anos, em Goiânia. A residência que tão bem lhe acolheu e que foi lembrada em poemas, hoje abriga o museu que leva o nome e guarda objetos e memórias da ilustre poetisa goiana.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.