Ícone alego digital Ícone alego digital

Tramita na Alego projeto que visa proteger vítimas de violência

16 de Setembro de 2022 às 13:15

Aprovado em primeira votação no dia 6 deste mês, pelo Plenário da Alego, está apto à segunda votação o projeto de lei n° 3964/19, de autoria da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), que trata das opções de registro e de divulgação dos dados de violência contra crianças, negros, idosos, mulheres, indígenas, homoafetivos e pessoas com deficiência no estado de Goiás.

A matéria tem por finalidade instrumentalizar a criação de políticas de prevenção e proteção às vítimas de violência que envolvem a prevenção e o enfrentamento à violência sofrida pelas pessoas em situação de vulnerabilidade e a necessidade da especialização dos órgãos estatais da segurança pública ao atendimento das populações vulneráveis.

De acordo com texto da propositura, a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, publicará, semestralmente, no Diário Oficial e para consulta em site eletrônico da própria Secretaria os números de: crianças, negros, indígenas, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, por tipo de delito, podendo ser detalhada por municípios e conter mais dados como: local do fato delituoso, dia, horário, qualificação da vítima, qualificação do agressor e vínculo entre eles.

Na justificativa da matéria, a parlamentar também destaca que a criminalidade e a violência são fenômenos complexos e multicausais por
natureza. "Elas estão intimamente relacionadas aos processos sociais, reforçados, ainda, por carências institucionais e estruturais, a demandar por diagnósticos, planejamento e ações permanentes para seu enfrentamento", afirma Accorsi.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.